segunda-feira, 6 de julho de 2009

The Matrix - Sistemas de Controle

Fala galera... Tive um fim de semana intenso... coisas lindas que Deus fez, misturadas a absurdos humanos... e assim vamos ^^

Quero pensar sobre algo nos próximos posts, que já faz alguns dias que tenho refletido...
Para quem não conhece (o que acho meio dificil), Matrix é uma trilogia de filmes que fez sucesso há alguns anos atrás. Ele trata sobre uma era em que as máquinas controlam o mundo e fazem das pessoas a usina de energia que elas precisam. Elas mantém cada ser humano conectado à um mundo virtual onde eles vivem suas vidas sem saber que estão sendo dominados.
Porém algumas pessoas conseguiram sair dessa realidade virtual e conseguem se conectar à ela para chamar outras pessoas para fora. Esses que saíram conseguem enxergar a verdadeira realidade dentro do mundo da Matrix e fazem coisas sobrehumanas pois não são regidos pelo sistema desse mundo.

Onde quero chegar com isso? Simples... todo ser humano desde a queda em Adão, vive na Matrix... Nós somos dominados e iludidos por cada mudança no nosso sistema. Realidades virtuais, que nos impedem de usufruir da verdadeira vida para à qual fomos criados. Até mesmo as Igrejas, a religião de forma geral, tem feito parte desse Sistema de Controle que aprisiona nosso ser.

No primeiro filme é dada ao protagonista, "Neo", a escolha de se libertar da Matrix. Vejam...


Segundo a Bíblia existe um ser que, como as máquinas em Matrix, controla esses sistemas e faz de tudo para que não vejamos a verdade.
Mas o Ser que É a verdade, abriu um caminho para que pudéssemos sair. Através do sacrifício de seu Filho (Jesus Cristo), Deus nos oferece a "pílula vermelha", através da qual podemos ver e nos relacionar com Ele, e através da vida do Espírito dEle em nós, viver de uma maneira "sobrenatural" dentro da Matrix do mundo, convidando outras pessoas a sair.
O problema, é que mesmo os que escolhem o Reino de Deus, até que Ele volte definitivamente, estão sobre a influência dos Sistemas do mundo atual. Por isso, em cada escolha que fazemos, devemos escolher entre a pílula vermelha (ver "até onde vai a toca do coelho", nosso relacionamento e dependência de Deus) e a pílula azul (sermos iludidos pelo Sistema do Reino de Satanás, quem controla a Matrix atual).

Nos próximos dias quero pensar sobre alguns desses sistemas...
E aí? Vamos tomar a pílula vermelha?

2 comentários:

  1. Vamos!
    Eu já tomei e o problema é que depois que a tomamos de verdade não há mais como voltar atrás. Acho que é por isso que tantas pessoas, mesmo nas igrejas, não a tomam, pois isso as obrigaria a saírem de sua zona de conforto.

    ResponderExcluir
  2. Nossa impressionante como o diálogo é comparável com a nossa real situação Oo
    Dá pra utilizar as mesmas palavras pra chamar outros para fora da Matrix...

    ResponderExcluir