quinta-feira, 13 de maio de 2010

A vida no Reino de Deus -Sensatez X Loucura - Direitos

Já vou começar por um bastante complicado (pelo menos para mim).

A sabedoria social é: "olho por olho, dente por dente"; seja para o "bem", seja para o "mal".

Ou seja...
- Se você fez algo bom e não recebeu o reconhecimento necessário, você tem todo o direito de se revoltar.
- Se falaram mal de você, fale mal da pessoa.
- Se você demonstrou bondade, exija que demonstrem bondade em troca.
- Se você foi traído, traia quem te traiu.
- Se falharem com você, você até pode perdoar se a pessoa se humilhar o suficiente. Mas, não perca a chance de dar um "troquinho" assim que tiver oportunidade.

Poderia citar centenas de exemplos e não esgotaria as possibilidades...

Talvez em determinados momentos e situações, algumas dessas opções podem até parecer "sensatas" ou "justificáveis". Poxa, merecemos um elogiozinho sobre algo bom que fizemos né!?

Mas, como o texto do post passado disse, a sabedoria humana é loucura para Deus, e vice-versa.

Vamos dar uma olhada no que Jesus diz sobre isso:
"... Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado." (Mateus 5.39-42)

Existem outros textos, mas só com esse já temos bastante problema certo?!

Vamos rever as situações acima pelos óculos da sabedoria de Deus...

- Se você fez algo bom e não recebeu o reconhecimento necessário, agradeça a Deus por ter te poupado de possivelmente pecar lidando com seu orgulho. Se você ficou chateado, reveja sua motivação ao fazer o bem, ela possivelmente está errada.
- Se falaram mal de você, fale bem da pessoa e a abençoe.
- Se você demonstrou bondade, saiba que ela veio de Deus, e agradeça a ele pela oportunidade.
- Se você foi traído, perdoe quem te traiu, mesmo que a pessoa não reconheça ou peça o seu perdão.
- Se falharem com você, não espere a pessoa se humilhar... perdoe. Não perca a oportunidade de fazer o bem a ela. Afinal o relacionamento é mais importante que a falha.

Se você pensa, "mas assim serei pisoteado pelas pessoas, isso é loucura!!"...
ÓTIMO!! é exatamente isso!

Pois a sabedoria de Deus é loucura aos olhos do mundo!

Por quê essas opções são melhores?
Porque relacionamentos são eternos e em cada uma delas existe a oportunidade de você ganhar as pessoas... delas serem impactadas pela vida do Espírito Santo fluindo de você. e porque assim você estará crescendo em seu relacionamento e intimidade com Jesus.

Simplesmente não existem recompensas melhores do que estas!!!

For Aslan and for Nárnia!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

A vida no Reino de Deus - Sensatez X Loucura

lol
Lá vamos nós de novo =D

Tenho refletido na primeira carta de Paulo aos Coríntios e tem uma parte em especial na qual Deus tem falado comigo...

"Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se "louco" para que se torne sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: "Ele apanha os sábios na astúcia deles"; e também: "O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis". (1 Coríntios 3.18-20)

Um pouco mais pra frente ele fala aos coríntios sobre como os apóstolos estavam vivendo em comparação a eles com certa ironia...

"Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados! Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo." (1 Coríntios 4.10-13)

Bem... tenho refletido em como tem sido a minha postura diária, minhas escolhas e a forma como me relaciono com as pessoas.
Parte da conclusão a que cheguei é que eu sou muito mais "sensato" do que "louco" em meu relacionamento com Jesus.
Tenho orado e prestado atenção em minhas escolhas para que isso mude em minha vida.

Nos próximos posts darei alguns exemplos de escolhas sensatas e escolhas loucas em nosso dia a dia e como uma na verdade é a outra (...tornar-se louco para que se torne sábio).

E você? é sensato ou louco?

For Aslan and for Nárnia

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Relacionamentos - Um chamado à transparência

Hey... cá estou novamente.

Nessas ultimas duas semanas passei por algumas situações e conversas, e Deus tem falado bastante comigo a respeito de transparência.

O padrão que vejo nas relações "saudáveis" em nossa sociedade hoje é: somos gentis, respeitamos o espaço das pessoas à medida que elas respeitam o nosso, e somos politicamente corretos... na maioria das vezes fingimos que está tudo bem para manter uma relação sem problemas, mesmo quando existem problemas.

Então, ao invés de resolvermos os problemas diretamente com a pessoa envolvida, falamos sobre ele com outras pessoas e vamos seguindo em frente.

Não bastasse esse ser o padrão geral da sociedade, a igreja (entenda-se qualquer pessoa que diz seguir a Jesus) tem vivido muito próximo desse mesmo padrão (pra não dizer exatamente o mesmo).

Temos medo de nos relacionar pra valer com as pessoas, temos medo de termos "nosso espaço" invadido. Temos medo de mostrar e reconhecer nossos defeitos, em parte por medo de rejeição e em parte por medo de tirarem vantagem de nós, abusarem de nossa confiança, nos traírem.

Então nos acostumamos com relacionamentos superficiais de "ois" e "tudo bens", semana após semana.

O problema disso é que não criamos raízes e nos tornamos amargurados com as pessoas quando achamos que elas falham conosco.
Ao invés de conversarmos, alimentamos insatisfação e ira em nosso coração.
Ao invés de pedirmos perdão, bolamos explicações mirabolantes para dizer que não estamos tão errados assim.
Ao invés de perdoarmos, defendemos nossos "direitos" com unhas e dentes até que a dívida seja "paga".
E se não é paga como gostaríamos, simplesmente mudamos de igreja. Pra que resolver problemas se podemos enterrá-los não é mesmo!?

E isso ficou tão enraizado no nosso estilo de vida que até mesmo os que buscam um relacionamento sério com Deus tem medo de se relacionar uns com os outros de forma aberta e sincera.

Agora quero pintar um outro quadro.

Imaginem um grupo de pessoas que se amam como são. Dividem seus acertos e erros uns com os outros, com a plena consciência que não tem nada a temer pois delas flue humildade e perdão de Deus.
Pessoas que sabem falar e ouvir... pessoas que sempre fazem a opção pelos relacionamentos ao invés de seus próprios direitos. Pessoas para as quais é mais importante resolver os conflitos que aparecem e crescer em amizade do que estarem certas em seus pontos de vista.
Pessoas que sabem que vão discordar e não têm problema com isso, pois estão firmadas em um mesmo relacionamento (Jesus) e buscam um mesmo alvo (o Reino de Deus).
Pessoas que tem tudo em comum porque sabem que na verdade tudo o que tem vem do mesmo Deus.
Pessoas que sabem que são amadas de verdade pois se deixam conhecer de verdade.

Isso não dá uma linda sensação de liberdade!?


Esse é o tipo de relacionamento que transforma o mundo. Imaginem alguém que não conhece a Jesus e visita uma comunidade de pessoas assim!

Isso não pode vir de nós. Apenas o Espírito Santo pode nos ensinar esse tipo de relacionamento.
Isso envolve muuuuitos riscos. E vai doer às vezes, mas é algo lindo e transformador.

Isso tem que começar de algum lugar... por que não comigo? por que não com você?

Tenho um grupo de amigos aqui que resolveram trilhar esse caminho e aprender esse tipo de relacionamento. Com certeza o caminho será longo, mas não vamos nos arrepender, pois isso não é idéia nossa e sim de Deus!


For Aslan and for Nárnia!!