segunda-feira, 10 de maio de 2010

Relacionamentos - Um chamado à transparência

Hey... cá estou novamente.

Nessas ultimas duas semanas passei por algumas situações e conversas, e Deus tem falado bastante comigo a respeito de transparência.

O padrão que vejo nas relações "saudáveis" em nossa sociedade hoje é: somos gentis, respeitamos o espaço das pessoas à medida que elas respeitam o nosso, e somos politicamente corretos... na maioria das vezes fingimos que está tudo bem para manter uma relação sem problemas, mesmo quando existem problemas.

Então, ao invés de resolvermos os problemas diretamente com a pessoa envolvida, falamos sobre ele com outras pessoas e vamos seguindo em frente.

Não bastasse esse ser o padrão geral da sociedade, a igreja (entenda-se qualquer pessoa que diz seguir a Jesus) tem vivido muito próximo desse mesmo padrão (pra não dizer exatamente o mesmo).

Temos medo de nos relacionar pra valer com as pessoas, temos medo de termos "nosso espaço" invadido. Temos medo de mostrar e reconhecer nossos defeitos, em parte por medo de rejeição e em parte por medo de tirarem vantagem de nós, abusarem de nossa confiança, nos traírem.

Então nos acostumamos com relacionamentos superficiais de "ois" e "tudo bens", semana após semana.

O problema disso é que não criamos raízes e nos tornamos amargurados com as pessoas quando achamos que elas falham conosco.
Ao invés de conversarmos, alimentamos insatisfação e ira em nosso coração.
Ao invés de pedirmos perdão, bolamos explicações mirabolantes para dizer que não estamos tão errados assim.
Ao invés de perdoarmos, defendemos nossos "direitos" com unhas e dentes até que a dívida seja "paga".
E se não é paga como gostaríamos, simplesmente mudamos de igreja. Pra que resolver problemas se podemos enterrá-los não é mesmo!?

E isso ficou tão enraizado no nosso estilo de vida que até mesmo os que buscam um relacionamento sério com Deus tem medo de se relacionar uns com os outros de forma aberta e sincera.

Agora quero pintar um outro quadro.

Imaginem um grupo de pessoas que se amam como são. Dividem seus acertos e erros uns com os outros, com a plena consciência que não tem nada a temer pois delas flue humildade e perdão de Deus.
Pessoas que sabem falar e ouvir... pessoas que sempre fazem a opção pelos relacionamentos ao invés de seus próprios direitos. Pessoas para as quais é mais importante resolver os conflitos que aparecem e crescer em amizade do que estarem certas em seus pontos de vista.
Pessoas que sabem que vão discordar e não têm problema com isso, pois estão firmadas em um mesmo relacionamento (Jesus) e buscam um mesmo alvo (o Reino de Deus).
Pessoas que tem tudo em comum porque sabem que na verdade tudo o que tem vem do mesmo Deus.
Pessoas que sabem que são amadas de verdade pois se deixam conhecer de verdade.

Isso não dá uma linda sensação de liberdade!?


Esse é o tipo de relacionamento que transforma o mundo. Imaginem alguém que não conhece a Jesus e visita uma comunidade de pessoas assim!

Isso não pode vir de nós. Apenas o Espírito Santo pode nos ensinar esse tipo de relacionamento.
Isso envolve muuuuitos riscos. E vai doer às vezes, mas é algo lindo e transformador.

Isso tem que começar de algum lugar... por que não comigo? por que não com você?

Tenho um grupo de amigos aqui que resolveram trilhar esse caminho e aprender esse tipo de relacionamento. Com certeza o caminho será longo, mas não vamos nos arrepender, pois isso não é idéia nossa e sim de Deus!


For Aslan and for Nárnia!!

4 comentários:

  1. Q xou!!!
    Poxa, realmente é um sentimento maravilhoso de liberdade e de... plenitude desfrutar de relacionamentos sinceros, puros e profundos. E só se pode vivê-los quando se aprende a amar, sem restrições ou desejo de retorno.
    Costumo dizer que um dos motivos pelo que mais sou grata ao cristianismo, a Jesus e ao meio cristão é o fato de ter aprendido a essência de amar - ou melhor, de estar aprendendo!

    "O amor é o que nos faz um..." (Palavra antiga)

    ResponderExcluir
  2. Filho. Eu te amo! Tenho muito orgulho (e sei que é santo) de ver no homem e discípulo de Jesus Cristo que você está se tornando. Não desista, por nada!

    ResponderExcluir
  3. Reisy
    Muito legal! Estamos tentando por aqui ter esse tipo de relacionamento...
    Estamos iniciando esse processo de amadurecimento, mas ja temos visto alguns frutos!! Maravilhoso!

    Fazer essa escolha é muito massa, não se lembra?
    Rsrsrs
    É muito precioso ter amigos nos quais podemos ter liberdade para ser quem somos.
    Amo vc amigo!

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM seu post, queridão!!!
    saudades imensas de vc e de desfrutar desse tipo de relacionamento qdo juntamos nossas famílias...
    amo vc!

    ResponderExcluir