sábado, 1 de agosto de 2009

Devoção- Amizade com Jesus

Vamos lá....

-Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mt 6.33
. Para mim significa que eu devo ter apenas um objetivo em cada dia que vivo: Buscar intensamente a Jesus, amá-lo e amar as pessoas que Ele coloca ao meu redor.

-Reconheçam o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas. Pv 3.6
.Se houver alguma coisa no meu dia na qual não é possível ter o objetivo do versículo acima, é perda de tempo.

-Meus ouvidos já tinham ouvido a seu respeito, mas agora meus olhos te viram. Jó 42.5
.Saber coisas sobre Deus, ir a programas "cristãos", assistir programas de TV "cristãos", NÃO É a mesma coisa que andar em amizade com Ele... Existe diferença entre saber sobre o Deus de Abraão, Isaque e Jacó (ou o Deus do seu melhor amigo, do seu pastor, ou de qualquer pessoa), e esse Deus ser o Deus do "Reisy" (substitua pelo seu nome).

-Não existe NADA melhor do que ser amigo de Deus.
. Experimentar praticamente as realidades dos versículos acima... se você não as experimenta vc pode até ter "aprendido" na teoria a verdade dessa frase, mas não a conhece realmente. Só é possível afirmar isso se você busca APENAS a Jesus e não a Jesus + algo (Jesus + bom emprego; Jesus + estabilidade financeira; Jesus + boa faculdade; Jesus + qualquer coisa)

Agora vamos às minhas respostas ao exercício 2, para essas eu quero dizer que conheço as respostas "padrão" e por muito tempo as utilizei... mas quero apresentar uma nova proposta...

PADRÃO:
-Por que você vai a escola? faculdade?
.Para ter condições de entrar numa boa faculdade... Para ter condições de obter um bom emprego...
-Por que você trabalha?
.Para ganhar dinheiro e garantir meu sustento e conforto...
-Por que vai a igreja?
.Por que Deus existe e é importante ter um espaço para Ele na minha vida...

"NOVA PROPOSTA" (baseada nos versículos que vimos. Ja que dizemos crer na Bíblia certo!?)
-Por que você vai a escola? faculdade?
.Pois creio que Deus está atuando na vida de pessoas e se ele abriu as portas para que eu estude em determinado lugar, significa que Ele quer me dar o privilégio de cooperar com o que Ele está fazendo lá... Por isso a cada dia que vou para lá vou com o único objetivo de me relacionar com pessoas e estar atento à voz do Espírito, para identificar e direcionar minhas conversas e atos de modo a responder às questões que se encontram no coração delas, servi-las e suprir suas necessidades em Jesus, ajudando-as a descobrir qual é na verdade o anseio do coração delas...
Vou estudar não para tirar boas notas, mas para ser capaz de ajudar pessoas em determinada matéria a fim de abrir mais portas de relacionamentos e conversas com o intuito acima... Mas e meu desempenho na escola/facul? Buscai o Reino e o resto Ele acrescenta... percebam que não deixei de estudar, mas mudei o objetivo do meu estudo.

-Por que você trabalha?
.Mesmo motivo citado acima, com o acréscimo interessante que não preciso me preocupar com ser demitido ou com o que posso ganhar.... Tenho que reconhecer onde Deus tem pessoas que Ele quer alcançar me usando no processo... Vou trabalhar com o melhor de mim, para abrir portas de relacionamento com o intuito apresentado na resposta acima... Comida? casa? vestimenta?
"Não se preocupem com a sua própria vida, quanto ao que comer ou beber, nem com o seu próprio corpo quanto ao que vestir... Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas, mas o Pai Celestial sabe que voces precisam delas. Busquem pois em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas"
Mt 6.25,32 e 33

Diante desse texto não vejo como nosso objetivo e sonho dentro da faculdade e emprego pode ser o de ter estabilidade. ESTAMOS PERDENDO TEMPO.

-Por que vai a igreja?
Pois estou vivendo o estilo de vida acima descrito, e quero conviver com gente que viva o mesmo, quero viver isso junto com elas, pq é a um grupo de pessoas vivendo juntas esse estilo de vida que o nome IGREJA se refere. Igreja não são programações, jeitos ou estilos de se fazer coisas. IGREJA SÃO PESSOAS QUE TEM UM MESMO FOCO (o foco acima) E VIVEM JUNTAS BUSCANDO ESSE FOCO.

-Não existe NADA melhor do que ser amigo de Deus.
. Você acha que pode afirmar isso? Está disposto a parar de correr atrás de coisas banais como dinheiro, alimento, roupas, para ter o único foco de buscar a Deus e servir pessoas? Só assim você experimentara a verdadeira provisão de Deus... só assim você experimentara a frase acima....
Você vive assim? Como vai viver hoje? Quais serão seus objetivos?
Parafraseando o filme "Sociedade dos Poetas Mortos", está na hora de ELIMINARMOS TUDO O QUE NÃO É VIDA NA NOSSA ROTINA.
Você acha que a comunidade que frequenta tem sido uma Igreja? Saiba que vc só pode rever e viver a SUA vida... não use os outros como desculpa.
Reflita... Decida... Viva... ou quando morrer descobrirá que não viveu (sociedade de novo^^)!!!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Exercício 2

Antes de refletir com vcs, quero propor mais um exercício...
Pense:

-Por que você vai a escola?
-Por que você faz faculdade?
-Por que você trabalha?
-Por que vai a igreja?
-Pense na sua rotina e analise os motivos de você fazer cada coisa que você faz no seu dia-a-dia...

Depois de responder a essas perguntas, analise-as em relação às respostas do post anterior.... você acha que essas respostas estão de acordo ou em conflito com as afirmações e propostas daqueles versículos?

Amanhã responderei a ambos os exercícios aqui no blog...
Bom dia a todos!!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Exercício

Bem... tenho orado, refletido e conversado e quero propor um exercício a vcs que leem^^.
Primeiro quero que você pense sobre as implicações práticas dos seguintes versículos:

-Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mt 6.33

-Reconheçam o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas. Pv 3.6

-Meus ouvidos já tinham ouvido a seu respeito, mas agora meus olhos te viram. Jó 42.5

Gostaria que pensasse também sobre a seguinte afirmação:
-Não existe NADA melhor do que ser amigo de Deus.

reflita se você acredita em cada uma delas e em como sua vida tem sido diante delas.
Amanhã começarei a refletir com vc a respeito.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Que Difícil!!! - Perdão

Perdão... por algum motivo que me escapa a mente, essa é uma das atitudes mais libertadoras com a qual temos mais dificuldades...

Vou apresentar uma lógica...
Uma pessoa que não quer perdoar geralmente usa argumentos como: "ele não tinha o direito de fazer isso comigo", "ele erra e eu que tenho que dar o primeiro passo?", "não é justo", "mas sempre o mesmo erro?!"... e por aí vai.
Fico pensando o que essas pessoas pensam que são diante de Deus...

Deus é perfeito, santo, absolutamente verdadeiro e justo... a gente falha com Ele todos os dias, muitas vezes os MESMOS erros, e pedimos o perdão dEle... e um detalhe importante... só podemos fazer isso pq Ele deu o primeiro passo diante do nosso erro.
O único ser que realmente tem o DIREITO de julgar e condenar pelos erros cometidos é o primeiro que perdoa e permite que recomecemos.
Então, o que nos faz achar que temos alguma superioridade diante dos que falham conosco? Não se torna absurdamente ilógico pra vc não perdoar alguém?!

Um outro detalhe importante... perdoar, mais do que para o bem do que falhou, é uma cura para o próprio perdoador. Aquele que perdoa pode liberar a pessoa perdoada, sem precisar ficar com magoa e ira no coração; realidades que por si só são um veneno para nossa alma.

A lógica é boa não é?! Acredito que seja uma boa forma de pensar... mas como minhas reflexões daqui pra frente quero dizer que a resposta não está nessa lógica... mais uma vez, não temos poder para nos convencer de perdoar algm... a resposta novamente se encontra em DEVOÇÃO- relacionamento com Jesus.
Não tente encontrar forças para perdoar quem falhou com vc... vc vai acabar se frustrando...
Ao invés disso, coloque essa pessoa diante de Jesus; diga a Ele como vc realmente se sente em relação a ela e ao erro cometido; peça a Ele que faça vc enxergá-la como Ele a enxerga e sentir o que Ele sente por ela... e então veja se depois disso você terá condições de perdoá-la...

Fato: você pode ter o conceito que quiser. Sem relacionamento com Jesus, não será capaz de aplicá-lo...

"Jesus, apaixona nosso coração por você e pelo que o Senhor mais ama. Produz em nós o desejo e a atitude de te buscar a cada instante. Amém"

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Que Difícil!!!!! -- Compromisso

Olá pessoal... parei um tempo de escrever, como vocês talvez tenham reparado... estive fazendo novas perguntas, lendo novos livros, tendo muitas conversas, e agora voltei pra compartilhar algumas coisas.

E para começar eu quero falar sobre Compromisso.
A maioria das pessoas quando ouve falar essa palavra logo pensa: "Ihhh!! Já vem querer me cobrar!! Não sabe que não tenho tempo?!"

Tenho a impressão que "compromisso" no sentido de "obrigação" é algo que não deveria existir (pelo menos em relação à vida em Deus).
Participar de reuniões da igreja, ensaiar grupo de louvor, evangelismo, relacionamentos...

Todas essas coisas pedem nosso tempo, e é muito "chato" quando as pessoas começam a nos cobrar... certo?!
Mas, por quê temos que cobrar isso? Acho que tanto o foco da cobrança como o de quem é cobrado precisam mudar um pouco.

Se formos apaixonados por Jesus, a maior alegria e desejo do nosso coração será fazer o que Ele tem colocado em nosso caminho pra fazer. Então todas essas coisas que consomem nosso tempo, não serão pesadas e as faremos com motivação, alegria e paixão.
Mas quando nosso relacionamento com Jesus esfria, essas ativides viram religião. Começamos a vê-las como um fardo, ficamos desmotivados e ainda reclamamos do que os outros estão fazendo. Resumindo... tudo vira RELIGIÃO (um dos Sistemas de Controle, lembram?!)

É nessa hora que as pessoas começam "cobrar" nosso comprometimento com todas essas atividades. Mas será que isso resolve?

Se nossa "falta de compromisso" é na verdade um reflexo da nossa decadente amizade com Jesus, vai adiantar nos esforçarmos mais?

Para as pessoas que tem achado todas essas "atividades" um fardo, a resposta é: DEVOÇÃO- amizade com Jesus
Para as que estão "cobrando compromisso"... a resposta é, relacione-se com a pessoa cobrada e procure ver onde e pq a paixão dela por Jesus esfriou. Vc não deve cobrá-la para participar dos eventos da igreja, mas sim escutar o Espírito e viver sua vida com Deus, estimulando-a a apaixonar-se novamente por Jesus. Aprenda a reconhecer o processo em que essa pessoa se encontra e ajude-a a encontrar novamente sua vida em Jesus. Pois só nEle é que o resto faz sentido.

Quando isso ocorre, nossa resposta natural é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, sem nos preocupar com o resto, pois é Ele quem cuida de nós...

"Jesus, apaixona nosso coração por você e pelo que o Senhor mais ama. Produz em nós o desejo e a atitude de te buscar a cada instante. Amém"