sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Adoração - A resposta

Então... vimos um pouco de quem Deus é e de quem nós somos.

Óbviamente a adoração só pode ser praticada por aqueles que crêem em Jesus e no Reino de Deus.

Mas então o que é adoração?
Adroação é a resposta!!

Não somos nada, Deus é tudo; Somos péssimos para fazer boas escolhas, Deus sabe exatamente o que é melhor para nós; vivemos em independência e geramos morte, Jesus morreu e gerou vida novamente.

Como responder a isso? A resposta é relacionamento e dependência.

Depois de reconhecer a grande "burrada" que fizemos nos separando de Deus e aceitar o caminho de volta que Ele nos deu, nada mais natural do que começarmos a depender dEle.

Como dependemos dEle? Obediência é a palavra.
Se Deus sabe exatamente como podemos ter vida plena, o que devemos fazer é viver como Ele diz para vivermos; almejar o que Ele diz para almejarmos; valorizar o que Ele valoriza; rejeitar o que Ele rejeita (o pecado).
Mas como podemos saber o que Ele propõe a nós quanto a nosso estilo de vida?
Conversando com Ele. E nada melhor para ouví-lo do que ler a própria carta que Ele nos deixou. Sua Palavra.

Ela revela a história de Deus e os valores dEle.

Precisamos buscá-lo... Intimidade é a palavra... quanto mais o conhecermos e nos expormos a Ele, mais a vida de Jesus vai sendo formada em nós.

Então a vida de Jesus começa a fluir de nós: sua generosidade, seu amor, graça, poder, perdão, compaixão...

Lembre-se que a resposta não é esforço próprio mas relacionamento e dependência...

Isso começará a gerar em nós o estilo de vida do Reino de Deus, ou seja, a vida de Jesus. E o nome desse estilo de vida é...

ADORAÇÃO

Mas nós vamos sempre depender de Deus nas nossas escolhas? Não, certamente nós vamos falhar... Por isso, o primeiro passo para uma vida de Adoração é o Quebrantamento.

Pensaremos sobre ele no próximo post.

For Aslan and for Nárnia!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Adoração - Humilhação

Se é muito importante ter uma noção adequada de quem Deus é, também é muito importante saber quem nós somos.
Apesar de provavelmente não conhecer tão bem a sua vida específica, algumas coisas são características gerais da humanidade.

1- Todos são pecadores.
Todo ser-humano à partir de Adão e Eva (exceto Jesus, que é homem, porém é Deus) é um pecador. Palavra pouco utilizada e muito mal recebida nos dias de hoje.
Pecado é a decisão da humanidade de viver independente de Deus. O problema é que Ele é o criador e mantenedor de TODAS as coisas. Ele é a vida e TUDO fora dEle acaba morrendo.
Logo, nós como pecadores não só nos desligamos da vida, como arrastamos toda a criação conosco. Tudo vem sendo destruído...

2- Todos precisam da graça de Deus
...Mas, Deus em sua infinita graça e amor, nos deu uma saída. Ele entrou na história na pessoa de seu filho, Jesus Cristo, viveu como cada um de nós deveria viver mas não conseguimos, totalmente dependente do Pai. Então, morreu em nosso lugar. Aquele que não pecou, morreu pelos que declararam independência, ressuscitou, e está vivo. Jesus, e unicamente ele, é o caminho de volta para a vida.

3- Todos precisam reconhecer sua incapacidade.
Agora, o que era impossível, voltou a ser possível. Todo ser-humano tem uma nova escolha. Ou continua vivendo na independência de Deus e caminha para toda uma ETERNIDADE longe dEle e, portanto, longe da vida; ou reconhecemos nossa total incapacidade de acertar nossa dívida e recebemos o Sacrifício de Jesus por nós, caminhando novamente em uma vida de dependência de Deus.

Humildade. Adoração tem tudo a ver com essa palavra. Num mundo de auto-suficiência em que vivemos, é necessário que reconheçamos que não sabemos escolher... não sabemos o melhor para nós mesmos.

Deus sabe! Ele nos criou. Criou todas as coisas e sabe como elas funcionam. Sabe qual é a forma mais plena para se viver. Sabe que como fonte da vida que Ele é, precisamos estar totalmente ligados a Ele e nos deu o caminho para isso.

Você reconhece sua total incapacidade de escolher o que é bom longe de Deus? Você reconhece que a forma como Ele diz para vivermos é muito melhor do que o que pensamos ser bom? Reconhece que não é NADA longe dEle?

Adoração tem tudo a ver com Humildade. Saber quem Deus é e quem nós somos.
Dependência... como vai a sua?

For Aslan and for Nárnia

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Adoração - Consciência

Oi gente... ó eu aqui de novo =)

Bom, vamos começar a pensar sobre o que é adoração. Antes disso, quero deixar claro que td o que escreverei neste e nos próximos posts tem muita base no que aprendi com meu pai e em livros como "Em Espírito e em verdade" do autor Andy Park e "Louco Amor" de Francis Chan.
Passa por esses e por muitas outras coisas, além da minha própria relação com Deus e sua Palavra. Apesar disso, ainda passa pela minha interpretação, logo você tem todo o direito de discordar =).
Créditos dados, vamos começar.

Penso que o primeiro passo é ter um conceito adequado sobre quem Deus é. Por Deus ser alguém que não podemos enxergar e muito maior do que nossa capacidade de abstração, é difícil pensar nele sem o diminuirmos. Para isso nada melhor do que saber o que a própria palavra dele (que eu acredito ser a Bíblia) diz sobre seu caráter.

1- Deus é Santo
Isso significa que Ele é separado, ou seja, Ele é totalmente diferente de tudo o que podemos imaginar. Ele é puro, perfeito e glorioso. Simplesmente foge da nossa capacidade perceptiva. Se Isaías e João não conseguiram achar palavras suficientes para descrevê-lo nas visões que tiveram dEle, eu é que não me arriscarei. auheaueh

2- Deus é Eterno.
Esse é o conceito que eu acho mais complexo de "entender". Digamos que o conceito do que é "infinito" é algo que cabe na minha mente. Alguma coisa que teve um começo e não terá um fim. Mas, a Bíblia diz que Deus é ETERNO. Logo, Ele não terá fim, mas também não teve começo.
Apesar de totalmente impossível de se imaginar é muito bom saber disso, pois se não fosse assim, Deus seria originado de alguém ou algo, e portanto não seria Deus.

3- Deus é Onisciente.
Isso significa que Ele sabe TODAS as coisas. Passado, presente e futuro são totalmente conhecidos por Ele. Até porque, nós é que somos "presos" ao tempo, Ele não.

4- Deus é Soberano.
Isso significa que Ele tem o controle sobre TUDO. Ele criou todas as coisas, e Ele mantém todas as coisas.
Nada foge da sua vista, nada o surpreende.

5- Deus é Todo-Poderoso.
Nada é grande demais, complexo demais, forte demais, pesado demais... Ele tem poder para fazer qualquer coisa. Ele criou tudo o que existe. Cada árvore, cada animal, cada estrela, cada gota de água... TUDO.

6- Deus é Justo.
Deus é perfeito e puro, por isso ele odeia o pecado e, sendo justo, não pode ser indiferente para com ele. Por isso, deve punir a quem peca!

Uau... Mas que Deus... ABSOLUTO acho que é uma boa palavra.

Não acabamos aqui. Pense sobre o conceito que você tem sobre Deus, veja se você não o está "diminuindo" para que ele caiba em sua mente... ou em seus interesses.

Conhecer quem Ele é, é importantíssimo para a adoração. Continuamos em breve...

For Aslan and for Nárnia!