quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Perfil do Obsessivo 4

"Gente Humilde- Pessoas obcecadas por Jesus sabem que o pecado do orgulho é sempre uma batalha. Pessoas obcecadas sabem que você nunca consegue ser 'suficientemente humilde', por isso buscam se fazer menos conhecidas e Cristo, mais conhecido" - Francis Chan

Esse é complexo.. hehe

Humildade. O próprio pronunciar da palavra parece arrogância né!?

Eu creio que, para os que andam com Jesus, a Humildade passa pelo fato de sabermos que "todo dom perfeito vem de Deus". Em outras palavras, é sabermos que independentes dEle somos seres sem vida, vazios e maus.

Se considerarmos o fato de que Deus existe e que Ele é o autor de toda a vida; que tudo vem dEle e é sustentado por Ele, não sobra muito espaço para nos orgulharmos. Mas, semana passada eu estava conversando com meu pai e meu irmão enquanto íamos pro mosaico e creio que Deus me deu um "click" interessante, que talvez não seja novidade pra você e no geral não é pra mim também, mas foi aquelas coisas que você sabe, mas que de repente você compreende de fato.

Motivações. Somos tão afetados pelo nosso desejo de independência que até nossas boas intenções podem ter motivações erradas.
Quantas vezes você pede perdão a Deus e pede para Ele transformar algo na sua vida que você não quer mais repetir? Isso em si mesmo é algo bom e que devemos realmente buscar. Mas, eu percebi que muitas vezes esse meu pedido é um pedido orgulhoso.

Como? Simples. Muitas vezes eu peço perdão a Deus para que eu volte a "merecer" ou a "estar em condições" de continuar me relacionando com Ele. Muitas vezes eu peço para que Ele me liberte de algum pecado para que então EU não falhe mais naquilo e seja "melhor" do que eu era antes, podendo me relacionar mais com Ele.

Perceberam o erro? Até na boa intenção pode haver independência
O fato é que não somos merecedores de caminhar com Ele. Nunca seremos. O "sermos parecidos com Ele" não é algo que nos tornamos fora dEle. Isso nos tornaria "deuses".

Na verdade TUDO tem a ver com GRAÇA. TUDO tem a ver com Ele.
É ele que se move em nossa direção para nos relacionarmos. Foi Ele quem morreu em nosso lugar "enquanto ainda éramos pecadores". É quando a vida dEle é vivida em nós que somos transformados e não por uma ação isolada dEle onde passamos a SER melhores pois isso nos tornaria independentes de novo.

Confuso? Eu disse que seria meio complexo. Mas tente captar a idéia. Ela é libertadora e, dentro dela, realmente não sobra espaço para orgulho. Pois se é a vida de Deus, o movimento de Deus e a graça de Deus, a glória e o reconhecimento só podem ser... de DEUS.

Para ilustrar. Imagine uma roda dessas de gaiola de ratinho. Se nós dermos um impulso nela com o dedo ela vai girar um pouco e parar, pois a força não vem dela. Agora imagine um ratinho correndo dentro dela. Enquanto o ratinho estiver ali ela não vai parar. A força ainda não vem dela, mas o ratinho está ali para fazê-la girar.

A roda sem o ratinho é nosso pedido orgulhoso de transformação. Queremos que Deus nos dê um "impulso" para que possamos então caminhar sozinhos de igual pra igual com Ele, merecendo esse relacionamento. Mas uma hora vamos parar, porque a força não vem de nós.
Mas se a vida dEle estiver sendo vivida em nós, então todo o reconhecimento é dEle e saberemos que o "girar" não vem de nós.

"For Aslan and for Nárnia"

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Perfil do Obsessivo 3

"GENTE LOUCA- Pessoas obcecadas estão mais preocupadas em obedecer a Deus do que em fazer o que se espera delas ou se adaptar ao status quo. Uma pessoa obcecada por Jesus fará coisas que nem sempre fazem sentido em termos de sucesso ou prosperidade na terra."

Eis a questão.

Hoje vemos exatamente o contrário disso por aí, não é mesmo?!
Vemos gente "cristã", se descabelando e pedindo a Deus para abençoar a busca pelo mesmo sucesso que as pessoas que não se relacionam com Ele.

O problema é que quando olho para a Bíblia não vejo esse tipo de resposta nos que seguiam a Jesus.
Esse fim de semana foi muito muito loko mesmo... desde o encontro do Mosaico (para quem não sabe o que é, este é nosso canal no youtube: http://www.youtube.com/user/mosaicocpv ) até a reunião no Domingo de manhã com toda a igreja.

Quero deixar aqui a mesma pergunta e desafio que tenho me feito e que fiz na manhã de Domingo na comunidade:
Avaliemos e planejemos nosso dia. Se de fato acreditamos que Deus existe e é o criador e Senhor de toda a Terra; se de fato a história é sobre Ele e sua busca pelo relacionamento com uma humanidade que declarou independência; se de fato Ele é o personagem principal... Por quê vivemos como se nós fôssemos os personagens principais?

Pense em quanto do seu dia você passa gastando energia com coisas para si próprio; com coisas passageiras e de pouco valor diante de toda uma ETERNIDADE; e de quanto você tem gasto de sua energia e recursos em pró da história principal: A história de Deus e sua busca por pessoas.

Planeje seu dia, seus desejos e sonhos, seus objetivos, com base na GRANDE HISTÓRIA, pois ela é a única que vale a pena; ela é ETERNA.

Como tem sido seus dias?

"For Aslan and for Nárnia"