sábado, 11 de julho de 2009

The Matrix - O fim dos Sistemas

Aqui, nossa vida é viver em meio aos Sistemas, cuidar para não nos iludirmos com eles e chamar outras pessoas para fora.
Somos capazes de fazer isso apenas se nos relacionarmos com Deus, aquele que é amor.
Eu amo profundamente esse Deus e a cada dia que o conheço melhor o amo mais. O que me leva a pensar no dia em que esses sistemas não terão mais nenhuma influência sobre nenhum daqueles que aceitaram Jesus como único Senhor e Salvador... O dia à partir do qual tudo o que faremos será efetiva, pura e genuinemente adoração à Deus. O dia em que o veremos face a face. Que presenciaremos sua Glória.

Eu só posso imaginar, e certamente não alcanço nem uma pequena parte da grandeza desse dia. Você anseia por ele?
Para fechar meus pensamentos sobre a Matrix, quero dividir uma música com você.
Conheci essa música através do Yuri. Adorei ela... Me enche de anseio pelo meu verdadeiro lar.



Letra traduzida por mim

Eu só posso imaginar como será caminhar ao seu lado.
Eu só posso imaginar o que meus olhos verão quando sua face estiver diante de mim
Eu só posso imaginar, eu só posso imaginar...

Cercado por tua glória, o que meu coração sentirá?
Dançarei para você Jesus? Ou em admiração me aquietarei?
Ficarei em pé em tua Presença? Cairei de joelhos?
Cantarei "aleluia", ou nem serei capaz de falar?
Só posso imaginar, só posso imaginar...

Eu só posso imaginar, quando aquele dia chegar e eu me encontrar, diante do Filho.
Só posso imaginar, quando tudo o que farei será para sempre adorar você.
Só posso imaginar, só posso imaginar...


Você anseia por esse dia? Pode imaginar uma Eternidade sem isso? Então, enquanto esse dia não chega, vivamos o Reino de Deus, para que outras pessoas possam passar a ansiar esse dia conosco.

SAIA DA MATRIX!!!

The Marix - Sistemas de Controle: Egoísmo

Para mim, o pior de todos... possivelmete no qual eu, particularmente, tenha mais dificuldade.
Você deve perceber que falo dele em praticamente todos os meus posts.
Quanto mais tenho conversado com Deus, mais Ele tem aberto meus olhos para a radical mudança de visão entre uma vida iludida por esse sistema e uma vida que enxerga fora da Matrix. Ao mesmo tempo, mais desculpas tento arrumar para assegurar que "não deve ser tão radical assim".
Tenho lido, orado e "brigado" com Deus a respeito desse sistema de controle. E, quanto mais desculpas encontro, mais vejo que cada uma delas é reflexo da minha pequena fé.

Tenho essa ilusão idiota de que sei o que é melhor pra mim; de que algumas coisas inúteis com as quais gasto meu tempo e dinheiro sejam em que área for, não são tão erradas. Afinal, contribuo com a igreja e posso usar o resto para mim.
Vejam, estou compartilhando algo que tenho sentido Deus falar COMIGO. Talvez você discorde do extremismo que abordarei agora, e tem todo o direito de fazer isso. "Deus conta a cada um a sua história" (C.S. Lewis), apenas estou dividindo a minha com você.

Muitos dizem que não lêem a Bíblia porque não a compreendem. Acho que finalmente entendi essa afirmação. Gostaria de abordar novamente duas ordens do novo testamento, logo, duas ordens de Deus a nós.
1- Ame ao Senhor de todo seu coração e o seu próximo como a si mesmo.
2- Antes, considere o interesse dos outros superiores aos seus.

Leia com atenção... o quê você acha que isso quer dizer? Tenho uma opinião... acho que quer dizer que devemos amar a Deus com todo nosso coração e as pessoas como a nós mesmos, considerando os interesses delas mais importantes que os nossos.
Simples? Mas, um absurdo. Então começamos a procurar "pêlo em ovo" correndo atrás de outra interpretação, pois, "não pode ser isso mesmo..."
A Bíblia está cheia de ordens assim, "mais claras impossível", mas, que confrontam tanto nosso egoísmo que "não as entendemos" por não querermos abrir mão dos nossos interesses.

Por quê fazemos isso? Temo que seja por não confiarmos realmente que nosso Criador e Salvador nos conhece melhor do que nós mesmos e sabe o que realmente nos completa e nos faz verdadeiramente felizes.
Ficamos tão encantados com a Matrix e com o número de "prazeres" que podemos "conquistar" dentro dela que acabamos desconfiando e perdendo a única coisa que vale a pena: Nos entregar TOTALMENTE àquele que sabe tudo o que somos, como funcionamos e como nos completar.

Acho que a conclusão desses posts sobre a Matrix do mundo atual é essa:
A pílula vermelha vai te desafiar a abandonar tudo o que você pensa ser bom, mas que não passa de ilusão, para te dar a única coisa que é imprescindível: intimidade com Deus, através de Jesus.
Essa intimidade, quanto mais crescer, mais te fará enxergar que a única coisa pela qual vale a pena lutar nesse mundo é estar engajado na coisa que faz o coração de Deus vibrar: Pecadores que se arrependem
Então, tudo o que somos e temos será espontânea e alegremente investido na vida de pessoas que ainda precisam sair da Matrix, pois nosso maior desejo será participar da maior alegria do nosso maior amigo.
Perceberemos que não há nada melhor do que ser amigo de Deus e que o que for importante para nossa vida aqui, Ele nos dará.

No fim das contas, a pílula vermelha é uma mudança de DEPENDÊNCIA: deixaremos de DEPENDER dos SISTEMAS e passaremos a viver em meio deles na DEPENDÊNCIA de Deus, com um único objetivo, chamar outros para fora.
Quando vivemos assim, Deus nos capacita a fazer algo totalmente radical, maluco e "sobre-humano" aos olhos do Sistema... AMAR como Ele AMA, pois:

" O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias passarão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos, quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá..." (trecho da primeira carta de Paulo à igreja de Corinto).

Seu emprego passará, seu carro, sua casa, sua TV, sua coca-cola (rsrsrs), cada coisa que você possui ou deseja possuir. Mas, o que você investir em AMOR é ETERNO!!!
Jesus nos oferece a pílula vermelha. Eu a tomei e estou no caminho. O "óculos" para enxergar fora da Matrix é o AMOR de Deus por nós, em nós e através de nós.

E aí? Tá disposto?

quinta-feira, 9 de julho de 2009

The Matrix - Sistemas de Controle: Religião

Uma das grandes "sacadas" do Diabo contra o Reino de Deus.
Este Sistema de Controle é poderoso, sutil e altamente destrutivo. A deformação da história de amor de Deus pela humanidade.

Este sistema quer nos convencer de que através do que fazemos, de como nos vestimos, como e o que cantamos, as programações que fazemos, podem nos colocar em uma posição merecedora diante de Deus. GRANDE ILUSÃO...

Este sistema destrói nosso testemunho como cristãos. Nos torna ainda mais egoístas e cria um deus que está sob o nosso domínio. Um deus no qual podemos "mandar"; que se adequa à nossa vontade.
É nesse sistema que criamos a "balada evangélica", o "funk evangélico", a "sub-cultura evangélica". Onde procuramos nos "proteger" do mundo, criando um espaço confortável para nós mesmos, de onde podemos julgar as pessoas e manipular a Deus para nos garantir a nossa satisfação egoísta manifesta na busca do mesmo "sucesso" que o mundo prega, mas com a "roupagem" evangélica e em nome de Deus. GRANDE ILUSÃO

Um sistema que tem nos distanciado cada vez mais dos que estão perdidos, daqueles que são o alvo do amor e motivo da maior alegria de Deus (salvação), e dado aos mesmo ainda mais motivos para defenderem sua distância dEle ao invés do contrário.

Vamos para fora da Matrix.
Jesus, em sua vida, nos ensinou a ser igreja.
Vamos então contrapor a GRANDE ILUSÃO da religião...
Primeiro: Somos todos pecadores. Nada do que façamos, que vistamos, cantemos, nenhum estilo que assumamos, NADA nos faz merecedores do favor de Deus.
Se somos salvos, o somos pela graça. Deus, em um amor absoluto, fez o que nunca poderíamos fazer: abriu a porta para nos relacionarmos com Ele novamente. Nós que estamos na igreja, somos tão ruins quanto qualquer pessoa que não está, a diferença é que estamos sendo transformados e qualquer coisa de bom produzida na nossa vida é devido à vida de Jesus em nós e não a nós mesmos.

Segundo: Jesus nos mostra o que fazer com o que Deus nos dá: DOAR!!!
Deus é generoso e, se é a vida dEle que temos vivido, nós também seremos.
Temos que começar a investir mais tempo no nosso relacionamento com Deus e parar de nos preocupar conosco; de tentar garantir nossa prõpria felicidade. Quanto mais nos relacionarmos com Deus, quanto mais crucificarmos nosso EU e deixar Jesus viver em nós, mais amaremos as pessoas com o amor dEle. Amor que faz com que o nosso desejo e alegria de servir e doar sejam muito maiores que os de ter.

Terceiro: Jesus nos mostra que o nosso lugar não é numa "subcultura" evangélica, nos enclausurando isolados do mundo, mas sim vivendo em meio à cultura deste mundo em santidade. Comendo, passeando, vivendo com as pessoas que estão fora do Reino de Deus. Mostrando em nossos atos e palavras que existe outro Rei reinando.
É, ao invés de fazer jantares, festas, shows e tantas outras programações evangélicas, sair para jantares, festas, shows, com os que não conhecem a Deus, vivendo o amor de Deus no meio delas e o estendendo à elas.

RELIGIÃO, um grande Sistema de Controle da Matrix do mundo... e uma GRANDE ILUSÃO.
Passou a hora de a Igreja tomar a pílula vermelha e ver até onde vai a toca do coelho...
Mas, não se esqueça... a igreja somos eu e você... eu posso escolher e responder apenas por mim, e você...

terça-feira, 7 de julho de 2009

The Matrix - Sistemas de Controle: Conforto 2-Pensamento Lógico



Eu ia continuar com outro Sistema de Controle... mas como vou viajar e o último post ainda me faz refletir eu vou propor uma lógica a vc...

Se vc como eu diz que ama a Deus, seria lógico afirmar que confiamos nEle.
Se confiamos nEle, sabemos que seus mandamentos são para nosso bem, e a amizade dEle é o melhor que podemos ter aqui e para sempre.
Os dois mandamentos principais, segundo Jesus, são amar o Senhor sobre todas as coisas e o seu próximo como a si mesmo.
Sendo assim, pense comigo nas seguintes perguntas:

Se os seus filhos, pais, irmãos ou amigos estivessem na rua passando fome o que vc faria? Compraria uma Coca-cola pra vc tomar, ou comida para essa pessoa? Comida? Se nosso próximo é toda pessoa que Deus ama, pq compramos coca para nós ao invés de uma sacola de pães para crianças que tem passado fome na rua?
Pq alimentamos uma indústria de coisas supérfluas, que absolutamente não nos são necessárias, e temos dificuldade na hora de investir no Reino de Deus?

Jesus disse que ele não veio para os que estão saudáveis, mas para os doentes.
Se a maior alegria do nosso Deus é quando um pecador se arrepende, porque gastamos tanto tempo discutindo como devem ser as programações e os estilos que nos agradam dentro da Igreja, transformando-a num asilo de "crentes velhos e chatos", ao invés de sairmos e nos relacionarmos com pessoas que não conhecem a Jesus, que ainda estão enfermas em sua independência, transformando a Igreja no Hospital que ela deveria ser?

Não me entenda mal... o caminho para fora da Matrix não está em nossa própria força.
Se vc está lendo esses posts e pensando que nunca vai ter forças para viver assim... Tenho uma boa notícia, não vai mesmo. E se tentar fazer isso, ou vc se tornará um religioso hipócrita como as pessoas que Jesus tanto criticou em seu ministério, ou vai abandonar o barco por não conseguir.

E não pense que eu estou vivendo 100% o que escrevo, não estou nem perto disso.(ainda compro muitas coca-colas =/ )
A questão é, como meu irmão ja escreveu em seu blog, estar no caminho. E como postei ontem o caminho é se relacionar com Deus. Pedir a Ele que apaixone profundamente seu coração por Ele e te faça amar as pessoas como Ele as ama.
Pedir um coração GENEROSO.
Ele é quem move todo querer e realizar. Ele é quem pode abrir seus olhos para enxergar a realidade e te libertar da ilusão da Matrix.

Quanto mais a vida de Jesus, através do Espírito Santo, estiver sendo vivida em você e em mim, mais perto estaremos de viver plenamente fora da Matrix.
A perfeição só alcançaremos na volta plena do Reino onde tudo o que faremos será adoração, sem ilusões, sem pecado e com a plenitude da Presença de Deus.
Enquanto esse dia não chega, o nosso papel não é nos esforçar para nos transformar, mas buscar o máximo nos relacionar com Jesus, deixando a vida dEle nos transformar.
Isso sim é liberdade. Podermos viver em meio à Matrix sem sermos iludidos por ela e chamando outros para fora dela. Descobrindo à cada dia, que a toca do coelho vai ainda mais longe do que você pensava.

Isso não te dá um desejo imenso de adorar?^^
Ao Deus que nos liberta da Matrix seja todo o louvor, glória e adoração hoje e por toda a Eternidade!!!

The Matrix - Sistemas de Controle: Conforto



Estão preparados? Eu não estou muito não rsrs... os pensamentos que estou para dividir com vcs confrontam diretamente todo meu estilo de vida e talvez confronte o seu também. Apesar disso, quero deixar claro que essas são reflexões minhas, logo, passíveis de erro... talvez vc as ache um absurdo, exageradas, excessivas, fanáticas, ou sei lá mais o que vc pode achar... mas mesmo assim quero dividi-las. Advertência feita. Comecemos...

Acredito que um dos grandes Sistemas de Controle da Matrix atual que nos desviam o foco é o conforto.
Nós estudamos, lutamos, trabalhamos e extinguimos nossas forças para garantir o nosso direito de desfrutar do que conquistamos. Isso é ruim? Eu pensava nessa resposta do seguinte modo: "Depende, é ruim apenas se eu depender dessas coisas. Mas se minha dependência for de Deus, está tudo certo". Resposta bonita essa né?! E acredito que em seu conteúdo é verdadeira... mas vamos comparar com a prática.

Ao mesmo tempo que dizemos isso ficamos bravos em "ter" que dividir o que lutamos para "garantir". Ou, o que é ainda pior, bravos por "dividir" o que GANHAMOS de PRESENTE.
A matrix atual quer colocar isso mesmo em nossa mente. Afinal, se vc trabalhou, é seu. Se alguém te deu, é seu.
Vamos à um exemplo "bobinho", mas que ilustra bem o que quero dizer... Imagine dois irmãos. Então o pai chega e dá um pacote de biscoitos para cada um. Um irmão, afobado, come toda o seu pacote de uma vez, enquanto o outro guarda para comer um pouco de cada vez.
No dia seguinte o irmão que não tem mais bolacha, vê o outro comendo a sua e sente vontade, então vai e pede uma.
Então o que tem diz que é um absurdo o outro ter comido tudo e agora querer a parte dele.
Vamos olhar esse exemplo por dois angulos. O irmão que comeu tudo deve realmente aprender a lição de economizar. Mas quero me ater à atitude do outro.
Jesus (àquele que É a verdade e nos liberta da matrix), através da Bíblia que para mim é a palavra de dEle, nos ensina duas coisas importantes à esse respeito:
1- Mais feliz é aquele que dá do que o que recebe. (GENEROSIDADE)
2- Considere os interesses dos outros, superiores aos seus. (GENEROSIDADE)

Uau... dentro do Sistema da nossa matrix isso é um completo absurdo certo? Então vc quer mesmo tomar a pílula vermelha? Não tenha dúvidas de que Deus sabe o que é melhor para nós. Mas fora de um relacionamento genuíno e apaixonado com Ele, essa realidade se torna utópica, impraticável e absurda.

Sabe onde está a ilusão disso tudo? No fato de que, na verdade, eu e você não temos absolutamente nada. Você respira, come, vive, apenas pq Deus na sua graça resolveu te dar mais um dia para fazer isso. Ele domina tudo, criou tudo, e mantém tudo.
E esse mesmo Deus foi traído por nós mas, ainda assim demonstra sua GENEROSIDADE a todo instante para conosco. E Ele quer abrir nossos olhos para enxergar essa realidade dentro da ilusão da matrix:

O sentimento que deve ocupar nosso coração por tudo o que passa pelas nossas mãos (tudo o que temos) é gratidão. Uma gratidão profunda a um Deus que não tinha obrigação nenhuma de nos amar nem nos dar nada, mas que mesmo assim o faz. Essa realidade absurda de GRAÇA deve mover nosso coração a nos relacionar com Ele. E conforme a vida dELE é vivida em nós o que vc acha que seremos?

GENEROSOS ao EXTREMO. Teremos maior prazer em dar do que em ter para nós mesmos. E o melhor, não estaremos presos ao reconhecimento dos outros, pois só repassamos o que nos foi dado. O reconhecimento é de Deus. E isso se torna testemunho da realidade de uma vida FORA DA MATRIX...

Loucura? Extremista? Tome a pílula vermelha e vamos ver até onde vai a toca do coelho.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

The Matrix - Sistemas de Controle

Fala galera... Tive um fim de semana intenso... coisas lindas que Deus fez, misturadas a absurdos humanos... e assim vamos ^^

Quero pensar sobre algo nos próximos posts, que já faz alguns dias que tenho refletido...
Para quem não conhece (o que acho meio dificil), Matrix é uma trilogia de filmes que fez sucesso há alguns anos atrás. Ele trata sobre uma era em que as máquinas controlam o mundo e fazem das pessoas a usina de energia que elas precisam. Elas mantém cada ser humano conectado à um mundo virtual onde eles vivem suas vidas sem saber que estão sendo dominados.
Porém algumas pessoas conseguiram sair dessa realidade virtual e conseguem se conectar à ela para chamar outras pessoas para fora. Esses que saíram conseguem enxergar a verdadeira realidade dentro do mundo da Matrix e fazem coisas sobrehumanas pois não são regidos pelo sistema desse mundo.

Onde quero chegar com isso? Simples... todo ser humano desde a queda em Adão, vive na Matrix... Nós somos dominados e iludidos por cada mudança no nosso sistema. Realidades virtuais, que nos impedem de usufruir da verdadeira vida para à qual fomos criados. Até mesmo as Igrejas, a religião de forma geral, tem feito parte desse Sistema de Controle que aprisiona nosso ser.

No primeiro filme é dada ao protagonista, "Neo", a escolha de se libertar da Matrix. Vejam...


Segundo a Bíblia existe um ser que, como as máquinas em Matrix, controla esses sistemas e faz de tudo para que não vejamos a verdade.
Mas o Ser que É a verdade, abriu um caminho para que pudéssemos sair. Através do sacrifício de seu Filho (Jesus Cristo), Deus nos oferece a "pílula vermelha", através da qual podemos ver e nos relacionar com Ele, e através da vida do Espírito dEle em nós, viver de uma maneira "sobrenatural" dentro da Matrix do mundo, convidando outras pessoas a sair.
O problema, é que mesmo os que escolhem o Reino de Deus, até que Ele volte definitivamente, estão sobre a influência dos Sistemas do mundo atual. Por isso, em cada escolha que fazemos, devemos escolher entre a pílula vermelha (ver "até onde vai a toca do coelho", nosso relacionamento e dependência de Deus) e a pílula azul (sermos iludidos pelo Sistema do Reino de Satanás, quem controla a Matrix atual).

Nos próximos dias quero pensar sobre alguns desses sistemas...
E aí? Vamos tomar a pílula vermelha?