quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Adoração- Liderando

Paramos nossa reflexão no papel do time de louvor.

Acredito que como condutores desse período, a equipe deve estar muito atenta ao que Deus está fazendo, tanto no contexto geral da comunidade (momento que a igreja local está vivendo como um todo) quanto no contexto específico (o rumo que Deus está dando para aquele momento de louvor).

É importantíssimo ensaiar e ter músicas que fluam com naturalidade para todos os integrantes, pois na hora é necessário que todos consigam estar com a atenção voltada para Deus. Uma boa técnica e familiaridade com as letras e melodias são importantes também para que o restante das pessoas não se desconcentrem.

Porém, hoje vejo que todos se importam muito com isso que falei acima, mas lembrem-se de todos os posts anteriores. Não é à toa que deixei isso por último, pois é aí mesmo que deve estar.

Muitos lutam, drenam suas energias, se estressam para que a música fique "redondinha". Mas poucas vezes o time para pra se perguntar como está a sua própria adoração, sua paixão por Deus e seu compromisso com o Reino; sua vida diária e o entrosamento entre os integrantes em seus relacionamentos.

Nesse ponto quero deixar uma frase de Andy Park no seu livro "Em Espírito e em Verdade":

"O traço mais eficaz de um líder de adoração é um profundo amor a Deus e a disposição de expressar esse amor aos outros. Ter alguma habilidade musical é essencial, mas uma multidão de erros musicais são cobertos por uma paixão ardente por Deus."

Muito mais que uma boa música um time de louvor deve transbordar sua paixão por Deus, as pessoas precisam ver essa entrega da nossa parte. É dessa forma que conduzimos a adoração e não com as vozes e os instrumentos "certinhos".

Maior que isso tudo é a Presença de Deus e por mais que nos preparemos e planejemos o período de músicas, temos que estar abertos e atentos para o mover do Espírito. Talvez Deus esteja nos mostrando mais da sua Santidade e devamos exaltá-lo; talvez nos convencendo do pecado e o quebrantamento seja o contexto melhor.

É importante saber que esse é um período essencialmente de VIDA E RELACIONAMENTO, portanto deve ser flexível a esse movimento.

Concluindo... adoração é uma vida de Devoção. Quando o nosso momento de músicas e nossos cultos não são consequência da nossa adoração se tornam frios e sem sentido, por mais bonitos que pareçam.

ADORAÇÃO: O ESTILO DE VIDA DO REINO DE DEUS!!!

For Aslan and for Nárnia!!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Adoração- Mas, e a música?

Chegamos... E daqui para frente pode ser mais provável que haja discordâncias em relação ao que escreverei... Caso haja, apenas coloque sua dúvida diante de Deus, e peça a Ele que te oriente. Eu continuo fazendo isso sempre, rsrs.

Creio que depois de todas as reflexões anteriores, alguns estejam se perguntando o que é que a música tem a ver com adoração afinal... rsrs
Tudo e nada ao msm tempo.

A música em si mesma não é adoração. Pode ser tocada e cantada de forma impecável e não expressar adoração. Da mesma forma, pode ser tocada de forma amadora e estar transbordando de adoração. E vice-versa.

A música tocada dentro da igreja pode tomar alguns rumos diferentes. Ela pode ser uma apresentação e, nesse caso, não difere muito de um show.
Ela pode ser vista também como a "preparação" das pessoas para a pregação que virá a seguir. E isso é muito comum de se ouvir. Nesse caso ela seria como um "desacelerar do ritmo semanal" servindo para fazer as pessoas efetivamente "chegarem" na reunião, ou seja, trazer sua atenção para o que está acontecendo.

Apesar de muito utilizado, eu pessoalmente não concordo muito com esse conceito. Acho que nossos períodos com música são mais do que isso.

Após a morte e ressurreição de Jesus passamos a ter livre acesso à presença de Deus e recebemos o Espírito Santo em nós (se cremos em Jesus como Senhor e Salvador, é claro). Isso significa que podemos estar em constante relacionamento com Ele. Quanto mais o conhecemos, mais aprendemos a reconhecer sua Presença e sua voz.

Vejo o período com músicas como uma forma desse relacionamento acontecer. As letras de nossas canções podem expressar nosso elogio e exaltação a Deus; podem também expressar nosso desejo de conhecer mais a Ele; podem expressar nossa fragilidade, arrependimento, tristezas e alegrias. Declaram nosso desejo de que Ele passeie em nosso meio e nos dê a graça de experimentarmos sua Presença.

Durante esse tempo de relacionamento comunitário/pessoal com Deus, podemos ser curados, restaurados, fortalecidos, quebrados, exortados,...

Dessa forma, é importante que as pessoas que conduzem esse período, ou seja a equipe que está liderando através de suas vozes e instrumentos, estejam sensíveis à Presença dEle e dispostas a cooperar com o que Ele estiver realizando, não porque Ele precisa disso, mas pq Ele nos dá esse privilégio.

Sobre isso pensaremos no próximo post.

For Aslan and for Nárnia!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Adoração- Obediência

Obediência, outra característica chave de uma vida de adoração. Lembrem-se que estamos caminhando nesses posts sobre adoração então não tire nada do contexto. Leia e reflita como um todo.

Se Deus nos criou para uma relação de perfeita amizade e sintonia com Ele e nós declaramos independência, nada mais coerente(após reconhecermos que Jesus veio para permitir nossa reconciliação e que Ele sabe o que é melhor) que passar a depender dele novamente.

Se acreditamos em tudo isso, acreditamos que a Palavra de Deus é a verdade, logo, passamos a obedecê-la. Antes isso não era possível, mas aos que crêem em Jesus como Senhor e Salvador Ele deu o Espírito Santo para que pelo seu poder nós possamos escolher fazer a sua vontade.

E então entra uma palavra interessante sobre isso: EMPENHO (2Pedro 1.5-11).
É fato que apenas Deus pode nos transformar, mas isso não retira nossa responsabilidade. Ele fará isso à medida que nós nos empenhamos para acrescentar as virtudes de seu Reino em nós.

É preciso ficar claro que só podemos fazer isso pelo poder de seu Espírito, mas também que isso ocorre na medida em que buscamos isso.

Deixe-me exemplificar:

Imagine que você está tentando correr 100m em 10 segundos. Você faz tudo o que pode mas não consegue cumprir em menos de 15 segundos. Não é capaz de atingir o alvo. Então, Deus diz que dará a força necessária às suas pernas para atingir essa marca, por isso é para você correr o mais rápido que puder. Daí o cronometro dispara e você começa a caminhar... o que você acha q irá acontecer?

Pode parecer um absurdo, mas é isso o que muitas vezes fazemos com a nossa vida.
Deus nos deu tudo o que precisamos para viver como Jesus, para que o caráter dEle seja desenvolvido em nós.
Mas, o que fazemos? Vamos à Igreja, aprendemos sobre os valores do Reino, pedimos que eles sejam reais em nós e vamos viver nossa rotina preocupados com nossos próprios problemas. Queremos ser transformados num "passe de mágica".

Mas, Pedro nos diz que Deus nos deu tudo de que precisamos para a vida e a piedade e logo em seguida diz: "Por isso mesmo, empenhem-se para...".

Empenho!!
Você quer obedecer a Jesus? Quer ser mais generoso; mais paciente; mais amável; ter mais domínio próprio? Peça a Ele e empenhe-se nisso; corra atrás; busque; pratique; viva seu dia com esse objetivo em mente e o Espírito que habita em nós nos dará força para correr.

Mas, se você "pede" essas coisas e vai viver como sempre viveu, talvez não as queira tanto assim não é mesmo?

Veja bem, não estou descartando o erro. Mas, uma coisa é tentar e errar (e a graça de Jesus nos supre nisso) outra totalmente diferente, é viver errando pq "sou assim mesmo, Deus sabe"...

E aí? Obediência tem sido sua busca? Ou você só a quer em palavras?

For Aslan and for Nárnia!!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Adoração- Quebrantamento

Davi, o homem segundo o coração de Deus.

O que fez Davi, um cara adúltero e assassino, receber esse título?

Quebrantamento!!

Esse é o primeiro passo para uma vida de adoração. Nos humilhar diante de Deus, reconhecer nosso pecado e saber que sem Ele não somos capazes de nada.

Eis a diferença entre os dois homens que oravam na parábola que Jesus contou (Lucas 18.9-14)... Um se gloriava pelas suas boas obras e pelo fato de não ser como os outros homens pecadores, e como o publicano que orava perto dele. Já o Publicano, humilhava-se diante de Deus pedindo misericórdia e reconhecendo seu pecado.

Quebrantamento fez o publicano adorar e o fariseu não.

É essencial entendermos isso: Deus é perfeito e nós somos deformados. Não adianta procurarmos as coisas "boas" que fazemos para tentar merecer nos relacionar com Ele.
E isso é maravilhoso. Ele quer se relacionar conosco como somos. O que precisamos fazer é nos quebrantar diante dele; reconhecer que Jesus fez o que nunca poderíamos fazer.
Como, até que Jesus volte e o Reino de Deus venha em plenitude, continuaremos imperfeitos, o quebrantamento é uma característica indispensável na nossa vida de adoração.

À partir do quebrantamento, reconhecemos que nossa independência só gerou mal e nos dispomos a depender de Deus. Reconhecemos que o jeito dEle é melhor que o nosso. Que Ele sabe o que é bom e que só com o seu Espírito formando a vida de Jesus em nós é que seremos transformados.

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais teremos prazer em fazer sua vontade, pois a vida do Espírito nos dá esse poder.

Então, começaremos a ser capazes de obedecer às palavras de Jesus.

E aqui está mais uma característica importante da nossa vida de adoração...

OBEDIÊNCIA!!! Pensaremos sobre ela no próximo post.

Até lá, reflita sobre como você tem se aproximado de Deus ultimamente. Tentando se auto-justificar e merecer esse relacionamento? ou quebrantando-se diante dele?

For Aslan and for Nárnia