quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Adoração- Liderando

Paramos nossa reflexão no papel do time de louvor.

Acredito que como condutores desse período, a equipe deve estar muito atenta ao que Deus está fazendo, tanto no contexto geral da comunidade (momento que a igreja local está vivendo como um todo) quanto no contexto específico (o rumo que Deus está dando para aquele momento de louvor).

É importantíssimo ensaiar e ter músicas que fluam com naturalidade para todos os integrantes, pois na hora é necessário que todos consigam estar com a atenção voltada para Deus. Uma boa técnica e familiaridade com as letras e melodias são importantes também para que o restante das pessoas não se desconcentrem.

Porém, hoje vejo que todos se importam muito com isso que falei acima, mas lembrem-se de todos os posts anteriores. Não é à toa que deixei isso por último, pois é aí mesmo que deve estar.

Muitos lutam, drenam suas energias, se estressam para que a música fique "redondinha". Mas poucas vezes o time para pra se perguntar como está a sua própria adoração, sua paixão por Deus e seu compromisso com o Reino; sua vida diária e o entrosamento entre os integrantes em seus relacionamentos.

Nesse ponto quero deixar uma frase de Andy Park no seu livro "Em Espírito e em Verdade":

"O traço mais eficaz de um líder de adoração é um profundo amor a Deus e a disposição de expressar esse amor aos outros. Ter alguma habilidade musical é essencial, mas uma multidão de erros musicais são cobertos por uma paixão ardente por Deus."

Muito mais que uma boa música um time de louvor deve transbordar sua paixão por Deus, as pessoas precisam ver essa entrega da nossa parte. É dessa forma que conduzimos a adoração e não com as vozes e os instrumentos "certinhos".

Maior que isso tudo é a Presença de Deus e por mais que nos preparemos e planejemos o período de músicas, temos que estar abertos e atentos para o mover do Espírito. Talvez Deus esteja nos mostrando mais da sua Santidade e devamos exaltá-lo; talvez nos convencendo do pecado e o quebrantamento seja o contexto melhor.

É importante saber que esse é um período essencialmente de VIDA E RELACIONAMENTO, portanto deve ser flexível a esse movimento.

Concluindo... adoração é uma vida de Devoção. Quando o nosso momento de músicas e nossos cultos não são consequência da nossa adoração se tornam frios e sem sentido, por mais bonitos que pareçam.

ADORAÇÃO: O ESTILO DE VIDA DO REINO DE DEUS!!!

For Aslan and for Nárnia!!!

Um comentário:

  1. Olá filho.
    Muito bom! A frase com que você termina o post dá um bom título de livro, risos... O caminho sem dúvida alguma é este mesmo. Muitas pessoas podem discordar disto e até mesmo ficarem inquietas, porque uma das coisas que não gostamos é de não ter o controle em nossas mãos, mas uma das coisas que Deus mais gosta é de tirar o controle de nossas mãos...
    Valeu.

    ResponderExcluir