quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Adoração- Mas, e a música?

Chegamos... E daqui para frente pode ser mais provável que haja discordâncias em relação ao que escreverei... Caso haja, apenas coloque sua dúvida diante de Deus, e peça a Ele que te oriente. Eu continuo fazendo isso sempre, rsrs.

Creio que depois de todas as reflexões anteriores, alguns estejam se perguntando o que é que a música tem a ver com adoração afinal... rsrs
Tudo e nada ao msm tempo.

A música em si mesma não é adoração. Pode ser tocada e cantada de forma impecável e não expressar adoração. Da mesma forma, pode ser tocada de forma amadora e estar transbordando de adoração. E vice-versa.

A música tocada dentro da igreja pode tomar alguns rumos diferentes. Ela pode ser uma apresentação e, nesse caso, não difere muito de um show.
Ela pode ser vista também como a "preparação" das pessoas para a pregação que virá a seguir. E isso é muito comum de se ouvir. Nesse caso ela seria como um "desacelerar do ritmo semanal" servindo para fazer as pessoas efetivamente "chegarem" na reunião, ou seja, trazer sua atenção para o que está acontecendo.

Apesar de muito utilizado, eu pessoalmente não concordo muito com esse conceito. Acho que nossos períodos com música são mais do que isso.

Após a morte e ressurreição de Jesus passamos a ter livre acesso à presença de Deus e recebemos o Espírito Santo em nós (se cremos em Jesus como Senhor e Salvador, é claro). Isso significa que podemos estar em constante relacionamento com Ele. Quanto mais o conhecemos, mais aprendemos a reconhecer sua Presença e sua voz.

Vejo o período com músicas como uma forma desse relacionamento acontecer. As letras de nossas canções podem expressar nosso elogio e exaltação a Deus; podem também expressar nosso desejo de conhecer mais a Ele; podem expressar nossa fragilidade, arrependimento, tristezas e alegrias. Declaram nosso desejo de que Ele passeie em nosso meio e nos dê a graça de experimentarmos sua Presença.

Durante esse tempo de relacionamento comunitário/pessoal com Deus, podemos ser curados, restaurados, fortalecidos, quebrados, exortados,...

Dessa forma, é importante que as pessoas que conduzem esse período, ou seja a equipe que está liderando através de suas vozes e instrumentos, estejam sensíveis à Presença dEle e dispostas a cooperar com o que Ele estiver realizando, não porque Ele precisa disso, mas pq Ele nos dá esse privilégio.

Sobre isso pensaremos no próximo post.

For Aslan and for Nárnia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário