quarta-feira, 3 de agosto de 2011

2 Reinos: A Santidade de Deus x A Rebelião do nosso coração

Parece-me que em algum momento da caminhada nós passamos a nos sentir, em certa medida, dignos de nos relacionar com Deus. (generalizando é claro - porém pense com cuidado antes de se excluir dessa análise)

Tenho orado e refletido, e o que tem ficado muito forte no meu coração em relação a Deus é SANTIDADE.
Nossa vida na Terra como cristãos passa por 2 focos principais (que na verdade são 1 só, mas vou dividir para efeito didático, rs): nossa busca por conhecer a Deus cada vez mais e nossa busca por levar a influência do Reino de Deus a outras pessoas. Em ambos, a SANTIDADE/GLÓRIA de Deus tem que estar em evidência.

Em nossa busca por Deus, quando começamos a perder a noção de sua Santidade, passamos a achar cada vez mais comum (trivial) nos reunirmos como igreja, cantarmos algumas músicas, ouvir um sermão e escolher se queremos aplicar aquilo ou não à nossa vida.
Mentimos cantando sem pensar duas vezes, perdemos a noção de para quem é nosso culto, a ponto de achar que é para nós mesmos, o que nos faz reclamar de tudo:
-"não gostei da palavra...mimimi"
-"não gostei da música...mimimi"
-"credo, aquela pessoa nem me cumprimentou hoje... mimimi"

Em nossa busca pelas pessoas, quando perdemos a noção da Santidade de Deus, começamos a confiar em nossa própria sabedoria, em nossas estratégias e eloquência, em nossas programações... ao ponto de muitas vezes parecer que nossas reuniões são feitas tendo a satisfação e conforto dos que nos visitam como foco.

Talvez, como Mufasa diz ao Simba em "O rei leão", tenhamos nos esquecido... nos esquecido de quem Deus é e nos esquecido de quem nós somos.
Precisamos desesperadamente da presença Santa do Espírito... mas raramente nossa murmuração dá espaço para nos ajoelharmos pedindo que isso aconteça.

Nos esquecemos que é o Espírito Santo que convence do pecado, da justiça e do juízo, e não nossa programação e eloquência.

Precisamos nos ajoelhar e clamar...
Clamar para que Deus se revele a nós; clamar para que sua presença gloriosa, santa e perfeita seja revelada em nossas reuniões, pois diante da sua Santidade, todo joelho se dobra... nossa rebelião fica evidente e repugnante, não há espaço para orgulho, só para quebrantamento, seja de cristãos, seja de visitantes.
E então o sacrifício de Jesus nos preenche de gratidão. Quando percebemos que deveríamos morrer diante da presença de Deus, mas "por algum motivo" ainda estamos respirando, então nosso coração se enche de alegria.
Pois quando vemos com clareza que fomos muito perdoados, muito amamos.

Tenho orado para que Deus manifeste sua Santidade e Glória em nosso meio, em nossas reuniões, de forma que todo joelho se dobre e toda língua confesse que Ele é Deus; e todo coração se encha de gratidão por tão grande salvação.

"For Aslan and for Nárnia!!!"

terça-feira, 2 de agosto de 2011

2 Reinos... brincando com a aparência do mal!!

Eaew gente... faz tempo que não escrevo né!? rs

Hoje quero escrever sobre algo que venho refletindo nos últimos dias...

No filme o Senhor dos Anéis, o anel de Sauron exerce influência sobre aquele que o carrega... não o domina de uma vez, mas pouco a pouco vai dando a ilusão de controle, até que seu portador se torna um escravo.

Todos nós temos áreas de maior fraqueza em relação ao pecado. Tentações que são mais difíceis de combater. Distrações que, com maior frequencia (mesmo não sendo moralmente erradas), nos afastam de nosso relacionamento com Deus.

Penso que a principal arma do Diabo é nos fazer acreditar que podemos controlar essas coisas, que podemos mantê-las em nossa vida e "pará-las" antes de se tornarem pecado. Seu alvo é nos afastar de Deus. Para isso ele não precisa necessariamente nos fazer mal, apenas nos distrair, afinal: "de grão em grão..."

Ele quer nos fazer pensar até onde podemos brincar com nossas fraquezas sem nos afastar de Deus...
Por exemplo:

Sabemos que precisamos nos relacionar com Deus através da oração e da Bíblia. O reino do diabo não precisa nos convencer do contrário...

-"veja seus e-mails primeiro... mais tarde você fala com Deus"
-"aproveite a TV enquanto não tem ninguém usando... mais tarde você fala com Deus"
-"Jogue video game/PC primeiro... mais tarde você se relaciona com Deus"
-"Dê uma outra olhada nessa foto no banner do site que você está, afinal não foi você que abriu, ele apareceu sozinho"
-"você não mentiu... só não disse a verdade"


Pouco a pouco nossa conexão com aquele que pode nos dar vida e nos manter longe do pecado vai sendo minada... brincamos com a aparência do mal, achando que podemos controlá-la, mas quando nos damos conta...

- passamos mais tempo no computador/TV do que buscando a intimidade de Deus
- vemos o video que o banner nos convida a fazer
- passamos a mentir para camuflar nossos erros e não enfrentar as consequências
- falamos mal das pessoas ao invés de perdoá-las e buscar reconciliação
- manipulamos nossos amigos para conseguir o que queremos...

A lista é gigante se for continuar... mas acho que já deu pra entender.
Assim como O Anel, damos um pequeno espaço para a tentação, achando que podemos dominá-la, mas quando percebemos, nós é que nos tornamos escravos.

Paulo, em sua carta aos Tessalonicenses, nos alerta a fugir de toda a aparência do mal.
Peça a Deus que o ajude a enxergar as áreas em que você é fraco (mesmo as que não parecem pecado, mas que dominam seu tempo), e não brinque com elas, não ceda à ilusão de que você pode controlá-las.
Não existe o seu próprio reino... se você não está buscando a Deus, está sendo influenciado pelo reino de Satanás.

Ao invés de se perguntar até onde pode ir sem pecar, pergunte o quão perto de Jesus é possível andar neste dia.
E se você já se encontra escravo do pecado lembre-se...
"Elevo meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a Terra" Salmo 121.1-2

Diante da luz do cordeiro que foi morto, a escuridão se dissipa. Diante do poder do leão que ressuscitou, O Anel se despedaça. Diante da graça do Deus criador, nós somos livres!!

"For Aslan, and for Nárnia!!!"