segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Adoração - Consciência

Oi gente... ó eu aqui de novo =)

Bom, vamos começar a pensar sobre o que é adoração. Antes disso, quero deixar claro que td o que escreverei neste e nos próximos posts tem muita base no que aprendi com meu pai e em livros como "Em Espírito e em verdade" do autor Andy Park e "Louco Amor" de Francis Chan.
Passa por esses e por muitas outras coisas, além da minha própria relação com Deus e sua Palavra. Apesar disso, ainda passa pela minha interpretação, logo você tem todo o direito de discordar =).
Créditos dados, vamos começar.

Penso que o primeiro passo é ter um conceito adequado sobre quem Deus é. Por Deus ser alguém que não podemos enxergar e muito maior do que nossa capacidade de abstração, é difícil pensar nele sem o diminuirmos. Para isso nada melhor do que saber o que a própria palavra dele (que eu acredito ser a Bíblia) diz sobre seu caráter.

1- Deus é Santo
Isso significa que Ele é separado, ou seja, Ele é totalmente diferente de tudo o que podemos imaginar. Ele é puro, perfeito e glorioso. Simplesmente foge da nossa capacidade perceptiva. Se Isaías e João não conseguiram achar palavras suficientes para descrevê-lo nas visões que tiveram dEle, eu é que não me arriscarei. auheaueh

2- Deus é Eterno.
Esse é o conceito que eu acho mais complexo de "entender". Digamos que o conceito do que é "infinito" é algo que cabe na minha mente. Alguma coisa que teve um começo e não terá um fim. Mas, a Bíblia diz que Deus é ETERNO. Logo, Ele não terá fim, mas também não teve começo.
Apesar de totalmente impossível de se imaginar é muito bom saber disso, pois se não fosse assim, Deus seria originado de alguém ou algo, e portanto não seria Deus.

3- Deus é Onisciente.
Isso significa que Ele sabe TODAS as coisas. Passado, presente e futuro são totalmente conhecidos por Ele. Até porque, nós é que somos "presos" ao tempo, Ele não.

4- Deus é Soberano.
Isso significa que Ele tem o controle sobre TUDO. Ele criou todas as coisas, e Ele mantém todas as coisas.
Nada foge da sua vista, nada o surpreende.

5- Deus é Todo-Poderoso.
Nada é grande demais, complexo demais, forte demais, pesado demais... Ele tem poder para fazer qualquer coisa. Ele criou tudo o que existe. Cada árvore, cada animal, cada estrela, cada gota de água... TUDO.

6- Deus é Justo.
Deus é perfeito e puro, por isso ele odeia o pecado e, sendo justo, não pode ser indiferente para com ele. Por isso, deve punir a quem peca!

Uau... Mas que Deus... ABSOLUTO acho que é uma boa palavra.

Não acabamos aqui. Pense sobre o conceito que você tem sobre Deus, veja se você não o está "diminuindo" para que ele caiba em sua mente... ou em seus interesses.

Conhecer quem Ele é, é importantíssimo para a adoração. Continuamos em breve...

For Aslan and for Nárnia!

2 comentários:

  1. Muito bom!
    Eu só acrescentaria um atributo que é indispensável a Deus, assim como os demais, mas a Bíblia faz questão de reforçar este: Deus é amor. E é por isto que podemos nos relacionar com ele. Porque ele escolheu nos amar.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. esse é o meu queridão!!!!
    hahaha
    muito bom o seu post, viu Reisyto!!!
    estou meditando sobre meu conceito de Deus...
    bjos... amo vc!

    ResponderExcluir