terça-feira, 11 de maio de 2010

A vida no Reino de Deus - Sensatez X Loucura

lol
Lá vamos nós de novo =D

Tenho refletido na primeira carta de Paulo aos Coríntios e tem uma parte em especial na qual Deus tem falado comigo...

"Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se "louco" para que se torne sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: "Ele apanha os sábios na astúcia deles"; e também: "O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis". (1 Coríntios 3.18-20)

Um pouco mais pra frente ele fala aos coríntios sobre como os apóstolos estavam vivendo em comparação a eles com certa ironia...

"Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados! Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo." (1 Coríntios 4.10-13)

Bem... tenho refletido em como tem sido a minha postura diária, minhas escolhas e a forma como me relaciono com as pessoas.
Parte da conclusão a que cheguei é que eu sou muito mais "sensato" do que "louco" em meu relacionamento com Jesus.
Tenho orado e prestado atenção em minhas escolhas para que isso mude em minha vida.

Nos próximos posts darei alguns exemplos de escolhas sensatas e escolhas loucas em nosso dia a dia e como uma na verdade é a outra (...tornar-se louco para que se torne sábio).

E você? é sensato ou louco?

For Aslan and for Nárnia

3 comentários:

  1. O Reino de Deus é um reino de "ponta cabeça". Se olharmos para Bíblia sem nossos "óculos" culturais que nos protegem vamos ter que admitir isto. O fraco é que é forte, o servo é que é líder, o que se cala é que ganha a discussão, o que ama é que é poderoso, e assim por diante. Jesus nos chama para uma vida que, em todos os sentidos, realmente fará o mundo, e isto inclui os religiosos, ficarem com muito medo e expressarem este medo com muita raiva daqueles que levarem Jesus a sério.

    ResponderExcluir
  2. Interessante- esse foi o assunto do culto dos jovens d hj...
    Dá pra aplicar no sentido de "ser sábio" como estar nos padrões, status, q a nossa geração pede e, louco como n ligar p nd disso, olhando a vida p uma perspecitva completamente diferente.
    Às vzs a gnt acaba se conformando, mas no fundo isso td é legal! =D

    E que o "menor" seja o maior e o "maior", o menor...

    ResponderExcluir
  3. É, a gente está precisando ouvir mais sobre esse Evangelho genuíno nos púpitos de nossas igrejas. Tem gente com medo de pregar sobre essas verdades, que nos trazem de volta a essência do Evangelho de Jesus.
    Tem muita gente ficando pelo caminho, porque lhes foi apresentado um falso estilo de vida, que nada tem a ver com o chamado de Jesus pra nós. Essa caminhada é longa, árdua e de confronto constante do nosso senso de justiça com a Palavra de Deus.
    Que estejamos dispostos a viver de uma maneira "louca", mas, que agrade a Deus.

    ResponderExcluir