terça-feira, 23 de junho de 2009

Os Perigos da Conformidade

Confesso que não ia postar nada hoje... ainda estou refletindo sobre o de ontem... no fim das contas acho que a essência da coisa está lá... respirar Deus, se alimentar de Deus. O resto é consequência.

Mas, como bons "cartesianos" adoramos ver nossa vida de forma fragmentada.
Por isso, gostaria de escrever hoje sobre algo no qual tenho refletido há muito tempo e que é muito sutil.

Um filme que eu acho fantástico e que de tempos em tempos eu revejo é "Sociedade dos Poetas Mortos". Conta a história de um professor de literatura e sua turma em uma escola Mega Tradicional.
Em uma das cenas, ele fala aos alunos sobre o perigo da conformidade... confira:



Familiar?
Acho que um dos grandes problemas da Igreja hoje é esse. Mas não quero falar sobre o geral. Quero pensar sobre mim e, se vc for como eu, levar vc a refletir também.

Para isso vou usar uma ilustração de Francis Chan sobre a nossa vida como cristãos:
"... estamos em uma escada rolante que nunca pára de descer. Para nos desenvolvermos, devemos voltar e subir a escada na direção oposta a seu movimento, aguentando os olhares desconfiados de todas as pessoas que estão descendo aos poucos."

Se paramos de subir, automaticamente descemos. Eu já havia pensado sobre isso antes.
O fato é que, só existem dois Reinos. O Reino de Deus, que está baseado no amor dEle por nós e no relacionamento que podemos ter com Ele por causa desse amor. E o Reino do Diabo, que arruma muitas estratégias para chamar nossa atenção, desviando-a do único ser que pode gerar a verdadeira vida.
O problema é que achamos que temos o "nosso Reino" entre esses dois; que podemos nos preocupar com nossa própria vida, buscar nossa felicidade e realização e, em alguns momentos dar espaço à influência do Reino de Deus.
Má notícia: não existe o "nosso Reino".
Logo, sempre que dizemos, -"mais tarde Deus, tenho coisas a fazer agora", estamos automaticamente dando espaço à influência do Reino do Diabo.

Percebe como isso é sutil? Nós nunca podemos ficar "em cima do muro".
Como disse antes, o Reino do Diabo não quer necessariamente nos fazer "sofrer" (dentro da nossa ótica de sofrimento), ou nos fazer matar, roubar, ou qualquer outra atitude "reprovável".
O que esse Reino quer é simplesmente desviar nossa atenção de Deus e nos levar à "independência".
Para isso, ele pode colocar a nossa atenção em nossa estabilidade financeira, nossos "sonhos", nossa família, nosso trabalho e especialmente na nossa religião.
Percebe que, em si mesmas, essas realidades não são ruins? (bem, talvez a religião seja ^^).
Mas, se elas nos desviam do nosso relacionamento com Deus elas se tornam tão ruins quanto os "grandes pecados", ou até piores pois, quando olhamos para elas vemos que "não estamos fazendo nada de errado, e até participamos das atividades da igreja certo?!"

Não sei se consegui me expressar bem, mas existe um bom livro sobre isso. Chama-se "Cartas de um Diabo a seu aprendiz" escrito por C. S. Lewis. Se você tiver a oportunidade, leia-o.
Pense sobre o seu dia. Deus é o centro de tudo o que você faz? Ou existem coisas que fazem parte do "seu Reino independente"?
Estou repensando o meu^^.
Leia o último post...

4 comentários:

  1. Muito legal essa reflexão...
    pois tenho pensado muito nisso, nessa questão de que não há "nosso reino"...
    e que precisamos escolher onde queremos estar, sem qualquer meio termo
    e sobre esse filme, nunca assisti acho que ta na hora, pois ouço falar muito bem dele^^

    beijos

    ;*

    Mila

    ResponderExcluir
  2. O exemplo da escada rolante é ótimo, um constante exercício em busca do reino de Deus.
    No estilo de vida atual, é muito fácil perder o foco do que realmente é importante, viver na presença de Deus e aplicar seus ensinamentos. Frequentemente achamos que estamos "indo bem" vivendo um terceiro reino adaptado, só nosso, que de fato não existe. Ou estamos lá ou cá, é uma questão de opção, simples assim. Minha oração é que Deus mantenha nossas pernas fortes para vencermos a força da escada rolante que impulsiona prá baixo e nos mantermos subindo...

    Marcia.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo! Jesus nos convida a sermos subversivos. E essa subversão ataca antes de mais nada o nosso próprio status quo. É muito fácil nos iludirmos com a nossa bondade e religiosidade e nos esquecermos de que a batalha está sendo travada em nossas mentes. O Reino de Deus, como diz Eugene Peterson, é a forma que Jesus chamou a vida que devemos viver aqui e agora.
    Fui....

    ResponderExcluir
  4. Eu amo uma escada rolante...rsrs, principalmente qdo é pra subir, então, tb amei esse ex. mas na minha vida cristã, só acho escada rolante qdo é pra me fazer descer, pq qdo é pra subir, tenho que trabalhar cada passo e cada degrau! Só mesmo pela graça de Jesus!

    ResponderExcluir