quinta-feira, 25 de junho de 2009

Efeito bola de neve parte 2- E a igreja?

Antes de tudo... vlw pelo coment no último post pai... muito esclarecedor^^...

Agora quero pensar sobre a igreja... na qual me incluo, obviamente.
Eu fico pensando nas palestras que ouvimos...
Constantemente, pelo menos na igreja da qual faço parte, ouvimos sobre seguir a Jesus e sobre como isso exige uma entrega total de nossa parte. Devemos doar de nosso tempo, recursos, paciência, amor, perdão, talentos, e por ai vai...
As pessoas vão esperando a hora em que a mensagem vai dizer: "não é errado a gente ter" (seja lá o que for).
Daí pensamos - "Ufa!!!"

Acredito que essa reação na verdade quer dizer que não estamos dispostos a deixar ABSOLUTAMENTE TUDO em razão de nossa amizade com Deus e da extensão de seu Reino.
Complicado? Pense nas suas motivações, pois eu só posso avaliar as minhas. Lembre-se que de Deus não dá pra esconder nada. Ele sabe onde está o seu tesouro.

O problema é que a nossa "entrega parcial" gera uma igreja parcialmente comprometida com o Reino (até onde não atingir o "nosso reino"- leia o post da conformidade). Consequentemente, a sociedade olha para essa igreja e enxerga um grupo de pessoas "estranhas" que "não podem fazer um monte de coisas" e que até fazem alguma caridade, mas que no fundo são egoístas como todo o resto.

Então, o grupo de pessoas que deveria ser o "modelo" de vida das boas novas de Jesus, se torna uma instituição que muitas vezes acaba criando mais barreiras entre a sociedade e Deus. Temos aí mais uma vez o efeito bola de neve.

Daí criticamos e achamos um absurdo as igrejas que ensinam as pessoas a barganhar com Deus para terem cada vez mais, mas não estamos dispostos a nos render totalmente a Ele, pois "temos nosso futuro para garantir né?!"
Assustador? Exagerado?

Não sei... aconselho vcs a lerem o post "devoção" do blog "mosaico missional" que pode ser acessado na lista de blogs ao lado^^.

2 comentários:

  1. Acho que nós colocamos muitas barreiras entre nós e Deus por vários motivos e a igreja também muitas vezes coloca barreiras...
    Uma grande dificuldade não só minha é a de se entregar totalmente a Deus
    se confiarmos nele plenamente seria muito mais fácil...
    beijoss!
    fica com Deus

    Mila

    ResponderExcluir
  2. A Camila colocou um ponto importante. Segundo Jesus, é preciso que realmente venhamos a confiar no cuidado amoroso de Deus por nós. Todas as nossas estratégias é porque de fato não cremos que no Reino de Deus já temos tudo que nos é necessário.

    ResponderExcluir