quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Falando sobre educação: Meio Ambiente

É galera... ocorreu o que previ.

Após a breve apresentação da matéria "Educação Física e Meio Ambiente" na primeira semana de aulas na facul, hoje tivemos nossa primeira "aula pra valer".

Fomos debater um texto falando sobre educação, e sobre como a vida em sociedade "humaniza" as pessoas. Falando sobre como o ser humano que têm conhecimento pode ser bom o suficiente para transformar realidades, no caso, o desastre ambiental.

Pura bobagem...
O texto até foi interessante, e como não sou quem eu era nos 5 semestres anteriores, não pude ficar quieto.

Vamos refletir.
Como seres conscientes e "acadêmicos", os professores chegam na escola e ensinam aos alunos a como cuidar e preservar o meio ambiente, economizando água, não jogando lixo no chão, reciclando...
A mesma escola que faza isso, trabalha para capacitar os alunos a terem uma boa formação, para no futuro desfrutarem de uma vida confortável. Conforto este, que advém do consumo de bens materiais, cujos quais, em sua maioria, são fabricados pela SUPERPOTÊNCIA mundial Estados Unidos...

Logo, nossos alunos, "alimentarão" a indústria que mais polue no mundo. E eis a educação contraditória.

O interessante é que o texto até abordava isso. Porém, como seres independentes e com uma super capacidade bondosa, são, no texto, os seres humanos com sua gama de conhecimentos que resolverão essa incoerência, criando indivíduos críticos, que batam de frente com o sistema.

Doce ilusão...
O ser humano, que deveria ser um ser relacional e dependente do criador de todas as coisas, resolveu se separar dEle. A partir dai se tornou um ser egoísta e por mais que tente não será capaz de arrumar as coisas.

A natureza tem chorado? sim.... mas a resposta é a volta a um relacionamento.
O relacionamento com o Deus que criou todas as coisas e que sabe como tudo deve funcionar. Esse Deus abriu caminho para essa reconciliação se revelando em Jesus Cristo e morrendo tanto pelos seres humanos quanto por toda a natureza (criação).

Um dia, graças a essa atitude de Jesus (Deus), tudo voltará a ser como deveria; como foi criado para ser. Até esse dia chegar, os seres humanos que insistirem em sua independência, continuarão a discutir maneiras de se "salvar" da catástrofe na qual se encontram. Mas para mim, todas essas maneiras, se não fundamentadas na volta à relação original, são como tapar o sol com uma peneira.

Pensem nisso...

For Aslan, and for Nárinia!!!!!

5 comentários:

  1. Pois é... e vc disse td isso aí na aula? For aslan and for Nárnia ao quadrado...

    ResponderExcluir
  2. Na aula teve duas partes... uma em grupos e uma geral... na parte em grupos eu falei sim. Na geral eu fui até onde foi possível.

    ResponderExcluir
  3. oooorrrrrrraaaaaaaa!
    Ohhhh orgulho de ser tio de um cara desses ,viu!!!!rssssss......Deus abençoe sua semana!

    ResponderExcluir
  4. Reisy, é pra isso que estamos aqui não é mesmo? Pra mostrar a única saída para os seres que moram neste planeta. Que o Senhor se manifeste àqueles que ouvirem sobre o Caminho do qual vc tem falado com conversão e vida!

    ResponderExcluir
  5. Que Deus continue te dando oportunidades come essa e a mesma ousadia e inteligência que você teve aqui.

    ResponderExcluir