sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sociedade tolerante ou Igreja conformada?

Willian H Willimon faz um comentário interessante na Bíblia de estudos Renovare:

"Poucos de nós, cristãos ocidentais, vivenciamos circunstâncias em que somos perseguidos por causa de nossa fé; contudo, milhões de cristãos são perseguidos e martirizados por causa de sua entrega a Cristo. Não é possível que, por fim, tenhamos encontrado uma sociedade em que ninguém pode ser ferido por seguir a Jesus. O mais provável é que nossa igreja tenha estabelecido um relacionamento confortável com os poderes, pois reduzimos o evangelho a algumas mensagens que jamais ofendem e praticamos a fé de forma que nunca repreendem os caminhos do mundo."

Já escrevi sobre a nossa oração de gratidão por não sermos perseguidos e se isso é ou não algo realmente bom. Mas não havia visto as coisas por esse ângulo de Willian.

Talvez, o que esteja acontecendo não é que temos liberdade e não aproveitamos, mas que não temos vivido como igreja pra valer e por isso temos liberdade.
Se for esse o caso, definitivamente nossa liberdade representa um sério problema.

Mais uma vez, a Igreja começa em mim e em você. Não podemos responder pelos outros:
Temos vivido o evangelho pra valer? Ou temos feito ele se adequar à nossa cultura e padrões da sociedade atual?

"For Aslan and for Nárnia!!"

Um comentário:

  1. Isso me faz lembrar uma vez que ouvi o Dr Shedd dizendo o seguinte: "Dizem que quando a igreja no Brasil for perseguida ela será diferente, pois eu digo que quando ela for diferente será perseguida." Simples assim!!!!

    ResponderExcluir