quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Boas perguntas - Possíveis respostas I

Hey!!!
Sei que estou meio lento para escrever. Mas, não tem jeito. Não adianta "falar qualquer coisa" só por falar. aheuhaeuhaeuh

Mas, hoje gostaria de dividir uma reflexão com vocês.

Tenho feito algumas perguntas para Deus. Coisas que acho difícil entender quando leio a Bíblia e penso na prática delas. Quero falar sobre uma delas e sobre uma possível resposta.

Tenho entendido cada vez mais que praticar as instruções encontradas na Bíblia precisa vir de uma única fonte de motivação: Entender o preço pago por Deus em jesus na cruz, e se deslumbrar com esse tamanho e "louco" amor. Essa verdade nos leva a desejar nos relacionar com Ele e conhecê-lo cada vez mais.
Quanto mais desenvolvemos nossa amizade com Ele, mais da vida dEle flui em nós, nos tornando capazes de obedecê-lo.

Até aqui está tudo certo né!?

A questão é que quando leio a Bíblia encontro instruções e ordens que à primeira vista, para mim, parecem baseadas em causa e efeito. O que às vezes me leva(va) a uma certa distorção na minha motivação.

O que quero dizer é que quando determinada ordem na Bíblia vem acompanhada de uma consequência, essa consequência pode se transformar na motivação para obedecer tal ordem.
Quando isso acontece, eu posso facilmente passar da obediência baseada na Graça para a obediência baseada no esforço por uma recompensa. O que além de tirar meu foco da pessoa de Deus ainda acaba sendo frustrante, pois não sou capaz de obedecer sozinho.

Então veio meu questionamento: Como conciliar a obediência pelo amor que nasce da Graça com a obediência que aparenta ser motivada por "resultados desejados", já que dizemos que devemos buscar a Deus por quem Ele é e não pelo que Ele pode nos dar?

Acredito ter encontrado um possível caminho de resposta.
Para isso vou usar meu karate como exemplo...

Eu amo treinar karate. Me faz bem; é prazeroso.
O karate tem técnicas complexas, que devem ser realizadas corretamente para que um movimento seja eficaz.
Apesar de treinar há 9 anos, muuuuuitas vezes falho na execução das mesmas.
Porém, continuo gostando de treinar karate, mesmo quando não atinjo a eficiência adequada. Mesmo quando a consequência de determinada técnica não ocorre por falha minha.
Simplesmente gosto de karate e por isso continuo praticando e praticando. Com isso as técnicas vão melhorando e a consequência e eficiência delas vai surgindo. Mas elas não são o motivo.... apenas gosto de karate! Por isso não fico frustrado, nem desisto.

Talvez seja uma comparação ruim... talvez seja apenas um modo que Deus me deu de eu começar a caminhar para a verdadeira resposta à minha pergunta.
Mas, a conclusão que cheguei foi que o que Jesus fez na cruz e minha resposta de amor e desejo por me relacionar com Ele podem e devem sempre ser minha motivação e fonte para a minha obediência. Mesmo quando essa obediência gere outros tipos de consequência.
Não preciso obedecer para que determinadas coisas ocorram, preciso apenas sempre estar e voltar à fonte da minha Salvação.
Me relacionar com Jesus e responder à sua graça com amor e obediência.

Assim não dependerei do meu esforço, nem me frustrarei, nem desistirei. Pois o amor e graça de Jesus são perfeitos.

Talvez você tenha outra resposta para a pergunta que eu fiz. Talvez você queira acrescentar ou discordar de algo. Se for assim, comente esse post, pois como eu disse, talvez eu apenas tenha começado a trilhar o caminho da resposta.

E o que mais tenho aprendido nesses últimos tempos é que é muito bom buscar a Deus como Igreja. Aprender a nos relacionar; a concordar, discordar, acertar e errar.


For Aslan and for Nárnia!!!

3 comentários:

  1. Esse é o Reisy!
    "Maninha gostou!!!"
    saudades queridão! pena não ter surgido ainda um momento certo prá que possamos estar juntos, mas o Senhor providenciará!
    amo vc!!!
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Meu, tudo a ver, nunca havia pensado dessa forma, concordo com o que vc disse e isso abençoou muito a minha vida. Sério, vc não sabe o quanto eu precisava "ouvir" isso.

    ResponderExcluir